O UBER, empresa de transporte por aplicativo, abriu o seu capital nesta última sexta-feira, dia 10 de maio, através da bolsa de Nova York. Mas muitos achavam que os valores dos papeis iriam subir, porém chegaram a despencar cerca de 9% ao longo do dia, fermentando o mercado de ações.
As ações do Uber eram as mais esperadas do ano para estrear na bolsa de valores. Só ontem apesar das quedas a empresa arrecadou US$ 8,1 bilhões em vendas, que tiveram o seu aporte inicial em US$ 45, cerca de R$ 175, para brasileiros que também se aventuraram nesta estreia.
As ações do Uber na baixa são uma ótima oportunidade para investidores nos próximos dias, mas quem garantiu a suas cotas neste dia 10, obtiveram uma oscilação entre 3,98% à 7,62% negativos. Os papeis fecharam em US$ 41,57.
Mercado de ações do Uber
A venda inicial dos papeis do Uber ficou avaliado em US$ 8,24 bilhões, uma quantia que chegou ao patamar de top 10 do mercado de ações americano. Este é o maior número desde que o Alibaba chegou ao mercado em 2014, quando arrecadou cerca de 21,8 bilhões de dólares.
O TOP 10 conta com a seguinte sequência:
- Alibaba – US$ 21,8 bilhões (Estreia em 2014);
- General Motors – US$ 20,1 bilhões (Estreia em 2010);
- Enel – US$ 19 bilhões (Estreia em 1999);
- Visa – US$ 17,9 bilhões (Estreia em 2008);
- Facebook – US$ 16 bilhões (Estreia em 2012);
- Deutsche Telekom – US$ 13 bilhões (Estreia em 1996);
- AT&T – US$ 10,6 bilhões (Estreia em 2000);
- Kraft Foods – US$ 8,6 bilhões (Estreia em 2001);
- Uber – US$ 8,1 bilhões (Estreia em 2019).
Outras empresas de tecnologias voltadas para aplicativos que também estrearam no mercado acionário nos últimos anos foram a Lyft, concorrente do próprio Uber e também o Snapchat. Ambos alcançaram grandes marcas em sua estreia, apesar de hoje estarem com suas ações bem em baixa.
Gastos para se fidelizar
O Uber é uma empresa que investe muitos para poder fidelizar seus consumidores e abranger o maior espaço possível no mercado atual. Com isso apesar de todo o lucro obtido, a empresa ainda conta com prejuízo no acumulado anual.
Segundo documentos apresentados aos responsáveis financeiros dos Estados Unidos, em 2018 o Uber fechou com um prejuízo de US$ 3 bilhões. Já neste primeiro trimestre de 2019, os prejuízos somam US$ 1 bilhão.
Mas isto é uma consequência dos constantes investimentos no ramo, para inovar na tecnologia e criar raízes sólidas. Entre os principais investimentos estão os carros autônomos, visando o futuro da mobilidade urbana.
Segundo especialistas o Uber é um investimento a longo prazo.