No Ceará, um agricultor foi preso depois que a Polícia o surpreendeu em sua residência com animais silvestres. No local, os policiais encontraram também uma arma de fogo. O homem foi preso em flagrante ela prática dos delitos.
Entenda o caso
Nessa quarta-feira (7), a Polícia Civil do Estado do Ceará foi até o sítio Prazeres, localizado na zona rural de Assaré, município que fica há cerca de 474 km da Capital Fortaleza.
Os policiais foram até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão, considerando noticias e indícios de que, no local, haveria a prática de crimes. O mandado foi cumprido pela Delegacia Regional de Assaré.
Apreensão
Durante as diligências, os policiais encontraram macacos-prego e aves silvestres em cativeiro. Os animais estavam em gaiolas e aparentemente bem cuidados. No entanto, ainda não há certeza sobre os motivos do homem.
Na casa os policiais encontraram, ainda, uma arma de fogo, a qual o homem admitiu ser o proprietário.
Os crimes
O homem foi preso em flagrante delito pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e crimes ambientais. A Polícia não descarta a eventual participação do homem no crime de tráfico de animais silvestres.
Animais sofrem no Brasil
As queimadas na região amazônica e no Pantanal têm causado um grande estrago no meio ambiente dos animais silvestres. Nesse cenário, muitos traficantes de animais estão se aproveitando para fazer capturas.
Principalmente no exterior, os animais brasileiros tem alto valor monetário. Por isso mesmo, o Ibama e a Polícia Federal costumam fazer várias ações, visando combater o crime.
Mudanças legislativas
O Brasil possui uma legislação bastante extensa, no entanto, as punições atuais não parecem ser suficientes para impedir que os criminosos continuem a agir. Por isso mesmo, o meio ambiente tem sofrido cada vez mais com as ações dos malfeitores.
Nas ultimas semana, o presidente da república sancionou uma lei que aumenta a pena para quem pratica maus tratos contra animais. Na prática, pouca coisa muda, vez que nossa legislação não cobra dos criminosos de forma efetiva.
O meio ambiente continua a sofrer.