Bolsonaro deu diversas declarações em sua passagem por Dallas no Texas, Estados Unidos. Mas entre uma de suas declarações, mesmo sem citar nomes, alguém se sentiu ofendido e já deu declarações que irá processar o atual presidente.
Em um depoimento neste último dia 16, a ex presidente Dilma Rousseff (PT) disse que vai processar Jair Bolsonaro em esferas criminal e cível, sob alegação de algumas declarações polêmicas do presidente em Dallas.
Durante o discurso Bolsonaro disse que “quem até há pouco tempo ocupava o governo, tece em sua história suas mãos manchadas de sangue na luta armada”. Ele não citou o nome da ex-presidente, mas a mesma em seu direito legal como cidadã, achou ofensiva as declarações.
Ela divulgou uma nota onde cita que esta frase é caluniosa e mentirosa, onde até a Justiça Militar, o Superior Tribunal Militar e o Supremo Tribunal Federal, comprovam que este tipo de comportamento nunca aconteceu. Além disso ela afirmou que nunca participou de qualquer ação que resultasse na morte de ninguém.
Parte do texto dizia:
“… Ele não poderá se escudar no cargo de Presidente da República e irá ser cobrado por suas mentiras, calúnias e difamações…”
Declarações de Bolsonaro
O tema polêmico ocorreu quando o presidente fazia homenagens ao capitão do Exército dos Estados Unidos, o veterano na Guerra do Vietnã, que foi brutalmente assassinado em 1968, na cidade de São Paulo, logo após uma emboscada no bairro de Sumaré. Na ocasião ele foi morto por um grupo de esquerda que estava engajado em lutas armadas.
Bolsonaro ainda cita que até pouco tempo o país tratava os Estados Unidos com desprezo, como se fossem nossos inimigos.
“O último governo teve em sua história as mãos manchadas de sangue na luta armada, matando o capitão Charles Chandler, eu sou um capitão, por isso rendo homenagens neste dia…”
Dilma durante a ditadura militar
Durante este período no Brasil, a ex-presidente Dilma Rousseff, acabou fazendo parte do Comando de Libertação Nacional, onde após um ano da morte do capitão americano, veio a se fundir com a Vanguarda Popular Revolucionária Palmares.
Segundo suas próprias declarações ela participava de trabalhos de coordenação e mobilização, mas nunca teve que pegar em armas.
Confira mais notícias: