Nesta quarta-feira, dia 25, o Cineclube Lanterninha Aurélio encerra o ‘Especial Cariry’ e apresenta o mais recente filme do diretor: Siri-Ará (2008).
O longa-metragem enfoca um retorno às origens do personagem Cioran, envolvendo figuras míticas e momentos folclóricos que fazem alusão à história de origem do estado Ceará.
Cioran é um mestiço brasileiro que, depois do exílio na França, resolve voltar ao sertão, em busca da sua origem e da história do seu povo. Por guia, ele toma a figura misteriosa de uma velha índia. O destino de Cioran, que vive um novo exílio na nação real/imaginada, cruza com os guerreiros do reisado e os índios da banda de pífanos, grupos de folguedos dramáticos populares que vagam pelo sertão.
Os conflitos entre o Reisado e a banda de pífanos nos remetem à tragédia fundadora do Ceará; quando Dom Pero Coelho, no ano de 1603, em busca do Eldorado, encontra a guerra, a peste, a fome e a loucura.
O filme é uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos “mundos” que marcam a invenção da nação brasileira.
O Cineclube Lanterninha Aurélio fica no auditório da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (Cesma).