Uma Kombi ano 79 e três chefs

Três premiados chefes de cozinha gaúchos e uma Kombi ano 1997 são os ingredientes de uma aventura que terá início na próxima segunda-feira, dia 1º de março, em Porto Alegre. Dentro do melhor espírito das histórias de viagem, Adriano Farina, 28 anos, Daniela Albuquerque, 25 anos, e Daniela Ferreira, 27 anos, partem da capital gaúcha, sem data prevista de retorno, para pesquisar a cultura gastronômica do País. Batizada de Trip dos Paneleiros, a expedição tem o apoio da revista Bem Me Quer, publicação mensal da Associação dos Diários do Interior (ADI/RS). Os melhores momentos da jornada serão apresentados ao público gaúcho nas páginas da publicação, que circula encartada em 18 dos principais jornais do interior do Rio Grande do Sul. Na Internet, a revista está disponível no endereço www. revistabemmequer.com.br

Os três primeiros destinos da Trip dos Paneleiros serão São Francisco de Paula e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina. Em São Francisco de Paula, o trio irá conhecer o Instituto Arca Verde, de uma comunidade local auto-sustentável. Em Cambará do Sul, os sabores da comida campeira serão desvendados no Hotel Paradoro Casa da Montanha. Em Laguna a parada obrigatória será o restaurante familiar Pratos da Glória, especializado em frutos do mar, onde os próprios responsáveis participam ativamente de todo o processo, desde a pesca até a preparação das receitas.  “Outros destinos, iremos descobrir pelo caminho”, explica Daniela Ferreira, que assina a coluna Chef Dani, sobre gastronomia, na revista Bem Me Quer.
 
Formados na primeira turma do curso de gastronomia oferecido pela Unisinos, Farina e as duas Danielas começaram a sonhar com esta viagem ainda nos tempos de faculdade. “Desde aquela época, percebemos a carência de sistematização da identidade culinária do próprio país. Sabíamos mais sobre culinária francesa ou espanhola do que brasileira. Descobrimos, então, que não conhecíamos nosso País”, diz Daniela Ferreira.
 
Currículos

Daniela Ferreira, 27 anos, conquistou três prêmios de gastronomia: em 2006, ganhou medalha de ouro no Congresso Internacional Pan-Americano de Cozinha para Escolas, em 2007 foi considerada Chef Revelação pela revista Gula, especializada na área gastronômica e, em 2008, ganhou o prêmio de melhor Culinária Regional, em concurso promovido pela TAM. Já atuou ao lado de Chefs mundialmente renomados, como os brasileiros Alex Atala e Helena Rizzo, e do espanhol Daniel Redondo. Trabalhou no restaurante Maní, eleito pela Revista Veja como melhor restaurante de cozinha contemporânea de São Paulo, onde teve oportunidade de preparar um menu degustação para Ferran Adrià, considerado pai da nova tendência da gastronomia mundial.

Adriano Farina, 28 anos, morou em Londres, onde pôde atuar nos restaurantes italianos Zia Vitalia e Il Cacciatore. Também participou do grupo vencedor do concurso Pan-americano de Culinária entre Escolas, atuou na preparação do menu degustação para o Chef Ferran Adrià e criou, com Daniela Ferreira, o prato vencedor do prêmio de melhor Culinária Regional, no concurso promovido pela TAM.  Atuou ao lado da Chef brasileira Helena Rizzo e do Chef espanhol Daniel Redondo, do Restaurante Maní.
Daniela Albuquerque, 25 anos, passou um ano na Espanha, onde conheceu mais afundo a gastronomia local. De volta ao Brasil, atuou ao lado do Chef Marcelo Jacob, que proporcionou a Daniela a oportunidade de realizar eventos com os chefs Neka Menna Barreto, e os franceses Claude Troisgros e Erick Jacquin.

Daniela Albuquerque foi uma das fundadoras da empresa 5 Marias Gastronomia -   www.cinco marias gastronomia. com.br –, responsável, entre outros eventos, por abastecer os camarotes da Renner no Planeta Atlântida 2009 e o camarote do show que celebrou os 50 anos de carreira do Roberto Carlos, também em 2009.

Compartilhe nas redes sociais!
    Tags:, ,
    Poderá gostar também de:

    Dados desta matéria