O Ministério da Educação autorizou no último dia 30 o funcionamento do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia na Faculdade Antônio Meneghetti, conforme a portaria nº 563. Com isso, a faculdade situada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, entre São João do Polêsine e Restinga Seca, passa a ser a primeira no País, e também no mundo, a oferecer um curso de nível superior de graduação nessa área.
A Ontopsicologia é um conhecimento, uma ciência interdisciplinar, que posiciona a própria metodologia a serviço da Medicina, da Filosofia, da Economia, da Administração, do Direito, da Tecnologia, da Arte e a tudo o que diz respeito à criatividade inventiva do homem. Seu fundador é Antonio Meneghetti, nascido em 1936, na Itália, e falecido em 2013.
Possuidor de quatro doutorados, segundo os critérios canônicos das Universidades Romanas, sendo doutor em Filosofia (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma) e em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense – Vaticano), Meneghetti sempre buscou por uma educação superior que resgatasse os valores humanistas. Na Rússia, recebeu o título de Gran Doktor Nauk em Psicologia pela Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa.
Aos 36 anos Antonio Meneghetti abriu o seu primeiro escritório de psicoterapia humanista e cursos de formação em Roma. Em 1978, fundou a Associação Internacional de Ontopsicologia – AIO, que se qualificou, em 1999, como ONG com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.
O novo curso na Região – O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia terá como objetivo formar o técnico de verificação do “nexo ontológico”, pessoa dotada de racionalidade capaz de obter reversibilidade entre conhecimento da causa e diretividade sobre o resultado. A iniciativa propõe uma formação sólida para atuar de modo prático com maior eficiência em sua ação profissional e social.
O curso oferece uma formação teórico-prática que coloca a inteligência do aluno em conexão com as causas das situações, da vida e dos efeitos que operam dentro do homem, da natureza e da sociedade. É uma formação que prepara o aluno para ser solução, primeiro como pessoa e responsável pela sua vida, e, segundo, como inteligência resolutória em outras áreas de atuação.
Mais informações sobre o novo curso de ensino superior na Região poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]