Romance- Advogado de Cachoeira do Sul estreia na literatura com história sobre imigração alemã
Em sua primeira incursão pela literatura, o advogado cachoeirense Mildo Fenner tem a imigração alemã como pano de fundo para contar a história da protagonista que dá título à obra. Em “Charlote”, não só conta uma história de amor em diferentes continentes, bem como traz para a luz um grupo de imigrantes específico, os pomeranos, que residiam ao norte de Polônia e Alemanha, na costa sul do mar Báltico.
Situada entre 1839 e 1864, a trama do livro (que foi lançado em 2014, ano que marcou os 190 anos da chegada das primeiras famílias alemãs no Brasil) é centrada em Charlote, uma mulher dividida entre continuar vivendo em sua terra, ao lado de seus entres queridos, e aventurar-se rumo a um continente estranho, atrás de novas descobertas. O que fazer, então? Já que, ficando onde estava, seus dias continuariam iguais, e, indo embora, não tinha certeza alguma do que lhe aguardava. Segundo Mildo, a personagem existiu, de fato, e sua decisão teve impacto na vida de muitas pessoas.
São retratados nas 144 páginas do livro elementos característicos da Pomerânia, como seus costumes, festas, culinária e valores da época em que a história é contada. Não houve, de acordo com o autor, preocupações históricas em relação a datase pessoas. Muitos dos fatos narrados, porém, são reais. Ainda segundo Mildo, a ideia era fazer um relato humano da personagem, e não algo glamoroso. A vinda dos imigrantes da Pomerânia é concluída ao chegarem na região em que hoje se situam cidades como Agudo e Paraíso do Sul.
O autor – Mildo Fenner é advogado em Cachoeira do Sul, onde também atuou, durante quase dez anos, como jornalista do Jornal do Povo – onde foi repórter, colunista e editor-chefe. Ele é, ainda, formado em Letras e foi professor em escolas do município.
“Charlote” é distribuído pela Editora Oikos, e pode ser adquirido via internet, pelo e-mail [email protected], ao preco de R$ 26 mais despesas de envio.