Mesmo com o frio de 11ºC, Avenida Medianeira ficou lotada neste 7 de setembro
O frio de cerca de 11ºC na manhã desta quarta-feira não impediu que um grande público prestigiasse o desfile de 7 de setembro em Santa Maria. Conforme estimativa da Brigada Militar, cerca de 10 mil pessoas acompanharam a parada na Avenida Medianeira.
Os organizadores calculam que 6 mil pessoas desfilaram, incluindo militares do Exército e da Aeronáutica, brigadianos, bombeiros, escoteiros, estudantes, tradicionalistas, entre outros. Alguns, inclusive, atravessaram a avenida duas vezes.
É o caso de Helmuth Staggemeier, diretor presidente do Grupo de Escoteiros Socepe e membro da comissão organizadora do evento. Após abrir o desfile com a comissão e finalizar o trajeto na esquina com a Avenida Fernando Ferrari, Staggemeier voltou até o ponto de partida (esquina da Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias) para desfilar com os escoteiros.
“Já perdi a conta de quantos desfiles participei. É importante estar presente e mostrar ao público o civismo que tanto faz falta. Precisamos lutar pelo bem do país”, afirma.
Quem também elogiou o ato foi a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, entidade homenageada nesta edição. Agricultores, artesãos, catadores e índios caingangues faziam parte da comitiva.
“Foi um momento muito bonito, no qual tivemos a oportunidade de divulgar as nossas lutas para um grande público. Esta foi a primeira vez que caingangues participaram do desfile de 7 de setembro em Santa Maria”, disse a religiosa.
Também recebeu homenagem, de forma institucional, os 150 anos da participação do Regimento Mallet na Batalha de Tuiuti. O desfile teve ainda como destaque local o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Brigada Militar, com 15 anos de atuação no município.
Na primeira etapa do evento, também chamou atenção o Pelotão Mirim do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). No total, 31 crianças entre 7 e 10 anos passaram pela avenida.
General e prefeito elogiam
O ponto alto ocorreu na segunda etapa do ato cívico, com a participação das Forças Armadas. O público ficou impressionado, sobretudo, com o desfile motorizado dos carros de combate, com grandes blindados expostos na avenida.
Quem elogiou a atuação foi o general de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos. Para ele, a participação do público foi fundamental para o sucesso do evento, assim como a organização dos militares.
“Possuímos um efetivo expressivo em Santa Maria, com muitas guarnições. É importante participarmos para mantermos o nosso amor à pátria e também para apresentarmos a nossa organização no 7 de setembro”, destaca.
O Exército levou 2,4 mil militares para a avenida. Já a Base Aérea participou com 600 militares.
Em seu primeiro ato oficial como prefeito de Santa Maria, José Haidar Farret, também elogiou a presença do público.
“Foi um excelente desfile e uma linda manifestação cívica das pessoas. Foi um evento marcado pelo frio, mas com muito calor humano do público”, ressaltou Farret.
O ato cívico foi finalizado com o desfile das escolas municipais, com mais de 1 mil alunos presentes.
Os números do evento
Público estimado: 10 mil pessoas
Participantes do desfile: 6 mil pessoas
Exército: 2,4 militares
Base Aérea: 600 militares
Brigada e Bombeiros: 100 militares
Escola Tiradentes: 300 alunos
Escolas municipais: 1.060 alunos
Escoteiros: 50 pessoas
Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Trânsito: 100 pessoas
13ª RT: Nove prendas, seis peões e 23 cavaleiros
Participantes de outras entidades: 1.350 pessoas aproximadamente