Um incêndio em um zoológico alemão acabou matando dezenas de animais neste réveillon. O motivo do incêndio foi uma lanterna chinesa que acabou sendo lançada por uma mulher de 60 anos durante as comemorações.
O desastre aconteceu próximo a fronteira com a Holanda e quem vem acompanhando o caso é a polícia de Krefeld. Segundo eles, a mulher e suas duas filhas acabaram se entregando ao sabe do estrago que haviam causado.
Durante o incêndio cinco orangotangos, um chimpanzé, dois gorilas e diversos pássaros acabaram morrendo.
Morador de Curitiba ateia fogo em próprio corpo nesta véspera de ano novo.
Lanternas proibidas
Esse tipo de lanterna chinesa, que funcionam como um balão, são proibidas na maior parte da Alemanha. Mas as mulheres compraram elas através da internet, acreditando que em períodos como o réveillon elas estariam liberadas.
O investigador responsável pelo caso, Gerd Hoppmann disse que já viu muitos cadáveres humanos, mas que o choque ao ver os corpos os símios deformados pelo fogo foi muito forte.
As três mulheres tinham inscrito seus votos de feliz Ano Novo nas lanternas. Onde as chamas do seu interior fazem com que elas voem como balões e levem os votos para o céu. É uma tradição bem comum em algumas regiões do mundo.
Quatro destas lanternas foram encontradas nas redondezas do zoológico. Havia uma quinta lanterna, mas esta acabou se incinerando no fogo do zoológico.
Crime ambiental
As mulheres segundo o investigador soltaram as lanternas com boas intenções, mas não sabiam dos riscos e de que esse grande incêndio poderia acontecer. Elas devem ser enquadradas em “incêndio por negligência”, podendo serem punidas em até cinco anos de prisão ou uma multa pesadíssima.
O investigador achou corajoso o fato delas se entregarem, porém evitou dar mais detalhes pois elas foram ameaçadas pela população local, que acabou se revoltando com o caso.