Não fique endividado o ano inteiro
Dívidas do Natal podem se tornar um problema de longo prazo. Economista indica que a melhor forma de realizar as compras é à vista. Se for preciso fazer a prazo, o pagamento deve ser feito em poucas prestações. Foto Arquivo / A Razão

Dívidas do Natal podem se tornar um problema de longo prazo. Economista indica que a melhor forma de realizar as compras é à vista. Se for preciso fazer a prazo, o pagamento deve ser feito em poucas prestações. Foto Arquivo / A Razão

Maiquel Rosauro

O Natal e as tradicionais compras de fim de ano se aproximam. Mas é bom ficar atento ao orçamento familiar. Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revela um crescimento na quantidade de santa-marienses que entraram no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) após o Natal. Este ano, por exemplo, apenas em julho a evolução do SPC local mostrou um recuo.

Conforme o levantamento da CDL, em janeiro o índice de pessoas endividas na cidade teve queda de 0,99% e em fevereiro o crescimento foi de 0,10%, mantendo-se sempre em alta nos quatro meses seguintes. “Isso é reflexo das compras a prazo realizadas no Natal de 2008. Em janeiro deste ano, as pessoas ainda tinham reservas para pagar as compras realizadas em dezembro, mas a partir de fevereiro o bolso começou a apertar”, explica o diretor executivo da CDL, Afonso Gilmor do Amaral.

Os dados revelam que o endividamento da população junto ao comércio não está apenas ligado ao Natal, mas também a outras datas comemorativas. Após o índice do SPC ter recuado em julho, voltou a crescer em agosto. “Isso é influência do Dia dos Pais”, analisa Amaral. Neste momento, há uma tendência de recuo que deve se manter nos meses que antecedem o Natal.

O diretor da CDL argumenta que as compras de Natal já devem ter início na segunda quinzena de novembro, quando inicia o pagamento de metade do 13º salário. Segundo Amaral, a melhor forma de não se endividar é realizando o pagamento à vista, o que, de acordo com ele, é muito difícil de acontecer.

Se comprar à vista não é possível, a dica é fazer a compra parcelada em poucas prestações. “Nesta época do ano é difícil vencer as tentações de consumo e os próprios vendedores incentivam a compra a prazo, já que o retorno com juros é menor que à vista. Porém, os consumidores têm que lembrar que em janeiro e fevereiro vêm os carnês do IPTU e IPVA”, alerta o economista José Maria Dias Pereira.

Evolução do SPC em Santa Maria
2009

Setembro -0,93%
Agosto +0,58%
Julho -0,74%
Junho +0,45%
Maio +0,31%
Abril +0,72%
Março +0,49%
Fevereiro +0,10%
Janeiro – 0,99%
Fonte: CDL Santa Maria

Compartilhe nas redes sociais!
    Tags:
    Poderá gostar também de:

    Dados desta matéria