Os dados financeiros pessoais de milhares de cidadãos da Bulgária foram roubados e posteriormente distribuídos a partir de um e-mail baseado na Rússia, em um ataque cibernético possivelmente relacionado à compra de caças F-16 dos Estados Unidos, informou o governo búlgaro nesta terça-feira. .
Invasão hacker
Os hackers acessaram na segunda-feira os sistemas da agência tributária búlgara (NRA) e enviaram as informações confidenciais para a mídia local, supostamente dos servidores do Ministério das Finanças, disse o ministro do Interior Mladen. Marinov
“Talvez este seja o primeiro caso na Bulgária que atinge seu objetivo, muitos dados pessoais foram roubados”, disse Marinov à rede local de televisão bTV.
O ministro disse que o ciberataque provavelmente foi motivado pela compra de oito novos caças F-16 do Estado búlgaro da empresa norte-americana Lockheed Martin por 1.256 milhões de dólares, sua maior aquisição desde o fim do comunismo.
O país balcânico, outrora obediente satélite russo, uniu-se à União Européia e à aliança transatlântica da OTAN na última década, e está substituindo sua antiga aeronave MiG-29 de fabricação soviética pelo F-16 dos EUA.
Um importante jornal búlgaro, 24 Chasa, disse que um arquivo enviado por e-mail por hackers continha mais de 1,1 milhão de números de identidade com dados de renda, seguridade social e assistência médica.
De acordo com o site local do Mediapool, o email veio de um endereço do provedor de correio russo Yandex.
Não houve comentários imediatos das autoridades de Moscou.
Fonte:Reuters Latin America