Muitos por conta do surto de coronavírus estão deixando até mesmo de utilizar sites como o Aliexpress, Alibaba e outros onde as mercadorias são de procedência chinesa. Mas a informação de infectologistas é que seja pouco provável que o vírus seja resistente o suficiente para atravessar os oceanos e chegar até o Brasil.
Em países de regiões próximas à China, mesmo que extremamente improvável, a contaminação pode ser real com as encomendas. Agora na distância onde o Brasil se encontra, as chances do coronavírus chegar com vida e força o suficiente para infectar aquele que abrir uma encomenda é zero absoluto.
A grande maioria dos produtos é transportada por navios e o vírus tem pouca resistência quando está fora de um ambiente favorável para a sua infestação, como é o caso do corpo humano.
Infectologistas publicaram um artigo recentemente, onde o vírus pode sobreviver no máximo até 72 horas em condições favoráveis. Em mercadorias é zero as chances de que um produto chegue ao país capaz de trazer as complicações decorrentes.
Wuhan pode ser a nova Chernobyl, médico chinês fala em mais de 90 mil infectados!
Vírus no Brasil
A forma mais provável do coronavírus infectar brasileiros por aqui e começar uma epidemia é justamente através da interação humana ou animal, desde que tenha vindo do surto. Por isso uma das regras de isolamento da OMS para identificar o vírus é que o paciente tenha viajado à China ou tido contato com alguém de lá nos últimos dias.
O coronavírus infecta objetos?
Por mais que seja praticamente impossível o coronavírus chegar ao Brasil através de importações da China, o mesmo pode sim contaminar objetos.
Acontece que uma importação é muito diferente de uma contaminação em um copo, talher, corrimão ou outro item utilizado por um infectado e interagido logo em seguida por outra pessoa. A China está isolada justamente por este motivo. Interações após poucas horas da contaminação e em ambientes favoráveis, podem sim infectar um paciente são.
Coronavírus em viagens internacionais
A característica de um vírus respiratório é semelhante na maioria dos casos.
Eles não duram muito tempo fora de um organismo vivo, ou seja, de uma cultura de células. Eles dependem também da umidade, exposição de calor, local e outros fatores. Cada um terá um tempo de vida diferente conforme o ambiente, mas fora do corpo humano, isso acontece em poucas horas.
Ainda estou com receio
Se mesmo assim você importou algo da China e está com medo do coronavírus, utilize luvas, máscara e limpe a caixa, itens e outros com álcool.