O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu sinal verde de Governadores aliados e da oposição no que diz respeito a outra importante reforma para o Brasil, a Reforma Tributária. Nesta quinta-feira eles disseram que aceitam apoiar e discutir a proposta que já está em tramitação na Câmara.
O texto da reforma foi apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com base nas propostas do economista Bernard Appy. Ela foi levada à Câmara no último dia 10 de julho e será uma das prioridades da casa no segundo semestre, logo após a conclusão da Reforma da Previdência.
Atualmente Maia pretende trabalhar para manter cerca de 80% do texto de Bernard e o apoio de diferentes partidos sobre a proposta é um sinal interessante de que esta reforma pode ser mais “tranquila” em relação a da Previdência.
Maia disse que o apoio dos governadores é fundamental para a construção de um texto melhor para a votação em plenário. Hoje a preocupação sobre a votação é com os parlamentares do Nordeste, que em sua grande maioria fazem oposição ao governo de Jair Bolsonaro.
Conversas nos bastidores
A dias que Rodrigo Maia, presidente da Câmara e Davi Alcolumbre, presidente do Senado, estão conversando com governadores de diversos estados sobre esta reforma. Muitos confirmaram o apoio e buscam incentivar seus colegas para mudar a tributação no país, já que é um assunto que vem sendo postergado a mais de 20 anos.
Maia informou que a muitos anos acompanha esta questão, mas que um problema até mesmo para iniciar uma discussão, sempre foram os governadores.
A partir de agosto, serão definidas datas específicas para tratar sobre o assunto com governadores de todo o Brasil. Neste governo há uma sintonia entre a Câmara e o Senado e esta é uma grande oportunidade para aprovar a reforma tributária, unificando, tornando mais simples e sem a necessidade de criação de novos.
Na questão econômica esta reforma é fundamental e 2020 pode ser um ano de importantes mudanças.