Muito próxima da filosofia tântrica, a técnica atua para a eliminação de tensões, promovendo uma reconexão física, emocional e energética
O crescimento do mercado de beleza e bem-estar no Brasil está cada vez mais abrindo espaço para massagistas e massoterapeutas especializados em técnicas e terapias até então restritas a um determinado círculo de pessoas no país, ou só encontradas em clínicas e hotéis no exterior.
Exemplo da incorporação de novos hábitos e descobertas, a massagem sensitive tem chamado a atenção e caído no gosto de quem antes nem fazia ideia do que era ou quais benefícios proporciona este método derivado da terapia tântrica. Seus objetivos são ampliar a sensibilidade do corpo e despertar e potencializar o prazer.
Máquina perfeita que responde a qualquer estímulo novo e é capaz de gerar todos os tipos de reações, o corpo humano traz gravado em seu DNA o instinto ancestral para nos tirar de situações desconfortáveis ou perigosas.
A massagem sensitive está intimamente ligada à filosofia conhecida como tantra, originária da Ásia, especialmente da Índia, a qual baseia-se em diversos conceitos como espiritualidade, sexualidade e biologia humana, de acordo com o conhecimento empírico desses povos.
Embora o termo “tantra” remeta à massagem tântrica, sexualidade, em verdade ele difunde ensinamentos, sugerindo a procura pelo autoconhecimento e a harmonia com as energias exteriores. Boa parte dos adeptos evita o consumo de alimentos de origem animal e o uso de substâncias que possam afetar o equilíbrio energético entre o corpo e da mente.
A massagem sensitive estimula as zonas erógenas porque considera toda a biologia do corpo de homens e mulheres. Assim como ocorre em outras técnicas, cabe ao profissional criar uma atmosfera relaxante e tranquila. A partir disso, começa a promover movimentos contínuos e suaves, tocando o corpo somente com as pontas dos dedos.
Voltando à questão do DNA ancestral, é ele que controla todas as reações naturais do sistema nervoso a esses toques. Este processo é disparado essencialmente porque o terapeuta tântrico conhece as referências criativas da mente humana, que buscam obter sensações únicas de prazer físico e mental e autoconhecimento.
A massagem sensitive pode ser feita por pessoas de idades variadas, pois trata de sexualidade de forma séria, sem tabus, ajudando a desfazer medos, traumas ou receios infundados.
Paralelamente, atua para a eliminação de tensões, promovendo uma reconexão física, emocional e energética. A respiração profunda e guiada pelo terapeuta também é parte fundamental no processo de relaxamento.
Embora esta técnica ainda não seja tão conhecida do público em geral, é ponto pacífico entre a maioria dos profissionais do setor de que ela, em um futuro próximo, poderá ser acessível a um maior número de pessoas.