De acordo com Leonardo Rolim, que chefia a Previdência Social no Brasil todo, os cidadãos terão perícia médica nas unidades a partir de amanhã (17). Contudo, isso é contestado pela Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP): para o órgão, praticamente nenhum perito concordará em começar os atendimentos e, por isso, eles não comparecerão às agências.
Sem dúvida, essa possibilidade volta a deixar a população apreensiva: parte dela está sem trabalhar por problemas de saúde e, ao mesmo tempo, impedidas de solicitar aposentadorias e auxílios por causa das perícias médicas paralisadas.
Um dos motivos para a Associação Nacional de Médicos Peritos afirmar que os atendimentos desse tipo não recomeçarão amanhã é a suposta irregularidade nas vistorias da previdência social. Os membros da ANMP declararam que a equipe de Rolim está burlando as exigências para que os peritos estejam seguros ao desempenhar o seu trabalho.
Por outro lado, a equipe do INSS rebateu dizendo que os representantes da associação de peritos não compareceram para acompanhar a análise feita nos consultórios da previdência social.
Perdeu a perícia? O que as pessoas que não foram atendidas devem fazer?
Além da incerteza relacionada à realização das perícias médicas no INSS, também existe o drama das pessoas que tinham feito os agendamentos para segunda-feira, ontem ou hoje e não foram atendidas.
Quem se encontrar nessa situação tem de providenciar um agendamento novo ligando para o 135 ou acessando o Meu INSS (para isso, basta clicar aqui). Além do site, o contribuinte pode usar a versão em app para marcar as suas futuras perícias médicas.
Se o atendimento já agendado não demanda perícia (como aposentadoria por idade) basta comparecer.