O portal e aplicativo do Meu INSS foi atualizado para que as simulações sigam as novas regras da Reforma da Previdência. A nova versão foi lançada nesta quinta-feira (21/11), com divulgação do Instituto Nacional do Seguro Social.
O portal Meu INSS é responsável por reunir em um só lugar as informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores e segurados do país. Assim que o login é realizado, as principais informações sobre a vida laboral é exibido na página inicial.
Através deste portal o trabalhador também tem acesso a serviços como simulações de aposentadorias, agendamento de perícias, consulta de extratos previdenciários e muitos outros.
Mudanças no INSS facilitam a vida do cidadão comum na internet.
Nova simulação
O simulador está sendo adequado para as novas regras de aposentadoria conforme a Emenda Constitucional nº 103 do dia 12 de novembro de 2019.
O “Meu INSS” deve apresentar o resultado de duas simulações, sendo uma por idade e outra por tempo de contribuição. Os resultados ainda contam com todas as regras de transição e outros fatores com base na vida de trabalho.
Extrato previdenciário em PDF
Agora o portal irá permitir que o extrato previdenciário (CNIS) seja baixado em PDF, para que o trabalhador tenha facilidade na hora de visualizar e não precisar ter que fazer o procedimento novamente.
O calendário anual de pagamento de benefícios também poderá ser baixado em PDF, onde o trabalhador poderá consultar todas as datas em que o INSS fez e fará os depósitos.
Cadastro no Meu INSS
Para ter acesso as informações é preciso que o candidato tenha cadastro no acesso.gov.br. É preciso informar o CPF, criar uma conta, preencher outros dados pessoais, email, telefone, nome da mãe, data de nascimento e também preencher um questionário sobre sua vida previdenciária.
Após finalizar a inscrição neste novo sistema do governo, é possível desfrutar de todos os benefícios do portal “Meu INSS” tanto no computador, como também através do aplicativo para celular.