Na manhã desta terça-feira (24/09), uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada no Rio de Janeiro e tem como um dos alvos principais o desembargador Siro Darlan, responsável pelo Tribunal de Justiça do estado (TJRJ).
Darlan é investigado através de um inquérito do Superior Tribunal de Justiça, que o considera envolvido em um esquema de sentenças no Fórum da capital. Nesta operação foram autorizados pelo STJ, sete mandados de busca e apreensão.
Há policiais da PF no gabinete localizado no centro do Rio, na casa localizada na Gávea, Zona Sul, em um escritório localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste e outro em Resende, também na Zona Sul.
Moro busca ajuda do BNDES para Plano de Segurança.
Entenda o caso
Segundo denúncias publicadas no final de 2018 e apurações feitas durante este ano de 2019, o desembargador era responsável por usar seus plantões judiciários para realizar a venda de habeas corpus, concedendo liberdade à presos, após o pagamento de uma “recompensa”.
Durante a apuração, ao menos dois casos foram beneficiados por decisões de Darlan. Em um dos habeas corpus foi anexado uma colaboração premiada ao documento.
A apuração conseguiu um delator, que prestou depoimento e disse ter ouvido um preso confirmar o pagamento de R$ 50 mil ao desembargador, através de um intermediário.
O beneficiado neste caso teria sido Ricardo Abud, preso em 2015, acusado de praticar irregularidades na Câmara dos Vereadores de Niterói. Ele era presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende.
O STJ também apura o caso referente a prisão de Samyr Jorge João David, que teve a prisão decretada em junho de 2016, após uma tentativa de latrocínio.
Ambos os habeas corpus foram direcionados pelo advogado Hugo Sant’anna, com direção ao plantão de Siro Darlan.
Samyr chegou a ser solto, mas em outubro acabou sendo preso novamente a mando do desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes. O mesmo disse que os pedidos do advogado do réu foram direcionados para o plantão de Siro Darlan.
O caso segue sendo apurado pela PF.