A operação Lava Jato está ultrapassando as fronteiras do Brasil e agora chegou ao Paraguai. Na manhã desta terça-feira (19/11) foi deflagrada uma operação da Polícia Federal (PF), juntamente com o Ministério Público Federal (MPF), onde o principal objetivo é investigar o ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes.
Ele foi o presidente responsável por estar no comando do país entre os anos de 2013 e 2018.
A investigação da Lava Jato se deve ao fato dele estar ligado diretamente à Dario Messer, que foi preso em São Paulo no último mês de julho e é chamado de “doleiro dos doleiros”. Messer estava foragido a mais de um ano, mas acabou sendo preso.
Operação Câmbio, Desligo
Chamada de Operação Câmbio, Desligo, essa nova fase da Lava Jato decretou a prisão de Horacio Cartes e outras 18 pessoas, tanto do Brasil como do próprio Paraguai. Além dos esquemas envolvendo os governos, há também ações no contrabando de cigarro ilegal e tráfico internacional de armas.
Todos os negócios de Dario e Horacio estão sendo monitorados a mais de 20 anos, através de agências de inteligência em Assunção e Cidade de Leste. A sociedade de ambos foi confirmada por Lucio Bolonha Funaro, que é o responsável pela lavagem do dinheiro de corrupção proveniente do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-Rio).
Banco Paulista tem diretores presos na fase Disfarces de Mamom da Lava Jato.
Sócio de Cartes
Dario Messer segundo o esquema, seria um dos sócios ocultos de Cartes no atual Banco Basa, que era conhecido como Banco Amambay, fundado em 1989 por Ramón Cartes, seu pai.
A partir da Casa de Câmbio Amambay, em 1990 Messer acabou migrando seus negócios para ações com dólares. Nesta época Horacio Cartes era foragido da Justiça por evasão de divisas e acabou encontrando abrigo no Rio de Janeiro, pelo pai do “doleiro dos doleiros”, Mordko Messer.
Foi então que a parceria nas operações de câmbio acabou sendo firmada.
Desde então Horacio acabou sendo milionário com produção de tabaco e chegou a ter um time de futebol no Paraguai. Em 2008 acabou entrando para a política, onde cinco anos depois acabou virando presidente do Paraguai.
Fortuna
Enquanto Horacio foi presidente do Paraguai, os negócios de Dario cresceram drasticamente. Um levantamento inicial dos bens chegou a um patrimônio que chega próximo dos 100 milhões de dólares.
Não foram todos os nomes dos mandados de prisão divulgados, mas a Operação Lava Jato continua no Paraguai ao longo das próximas semanas.