Membros do Senado e da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei para manter fortes restrições à Huawei, apesar da decisão do presidente Donald Trump de aliviar algumas das proibições que pesam sobre a empresa chinesa.
Restrições Americanas à Huawei
Entre outras coisas, a lei revelada na noite de terça-feira proíbe a Huawei Technologies de entrar na lista negra do Departamento de Comércio sem a aprovação do Senado e da Câmara, e autoriza o Congresso a desativar qualquer isenção concedida a empresas norte-americanas. Faça negócios com a empresa chinesa.
Os Estados Unidos acusaram a Huawei de roubar propriedade intelectual norte-americana e violar as sanções aplicadas ao Irã. Republicanos e democratas que apóiam essas medidas dizem que consideram a empresa uma ameaça à segurança.
“As empresas americanas não deveriam estar no negócio de vender aos nossos inimigos as ferramentas que eles usarão para espionar os americanos”, disse o senador republicano Tom Cotton, um dos promotores do projeto.
Os Estados Unidos colocaram a Huawei na lista negra do Departamento de Comércio em maio, alegando que isso coloca em risco a segurança nacional. Em geral, as empresas norte-americanas não podem vender peças e componentes para empresas que integram a lista sem uma licença especial.
Mas Trump, que busca reavivar as negociações comerciais com a China, anunciou no final do mês passado que as empresas norte-americanas teriam permissão para vender produtos para a Huawei.
Fonte:Reuters Latin America
.