Mais viaturas nas ruas
Cúpula da segurança pública desfilou diante das novas viaturas entregues em solenidade realizada na tarde de ontem, no quartel da Brigada Militar em Santa Maria - Foto Paulo Pires / A Razão

Cúpula da segurança pública desfilou diante das novas viaturas entregues em solenidade realizada na tarde de ontem, no quartel da Brigada Militar em Santa Maria - Foto Paulo Pires / A Razão

Acompanhado do Chefe de Polícia, João Paulo Martins, o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Edson Goulart, realizou na tarde de ontem a entrega de dez viaturas novas para a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil de Santa Maria. Os veículos GM Prisma zero quilômetro entregues em solenidade realizada na sede do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) fazem parte de um lote de 30 viaturas distribuídas em 19 cidades que integram os conselhos regionais de desenvolvimento (Coredes) do Alto Jacuí, Central e Jacuí Centro.

A renovação da frota de veículos dos órgãos de segurança pública é um dos projetos associados ao Programa Estrutura Estruturante “Cidadão Seguro”, lançado oficialmente pela governadora Yeda Crusius na tarde de quarta-feira, em Porto Alegre, prevendo investimentos, até 2010, da ordem de R$ 462 milhões nos organismos que compõem a segurança pública como a BM, Polícia Civil, Susepe e IGP.

As viatuiras entregues na região foi o resultado de um levantamento realizado pelo coronel Sílvio Régis Rosa Machado, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo/Centro, com a gestão política do secretário de Município de Integração Regional e Relações Institucionais, Jorge Pozzobom
Durante o ato de entrega das viaturas o secretário Edson Goulart salientou que a questão da renovação da frota foi definida pelo Governo do Estado como uma das prioridades estratégicas,visando dar maiores e melhores condições para os servidores da segurança pública prestarem seus serviços às comunidades gaúchas.

O reforço chega em boa hora. Segundo dados da própria SSP a BM possui em sua frota 65,6% com mais de seis anos de uso, sendo que, desse total 40,9% dos veículos estão rodando há mais de dez anos. Os números vão mais além. Em Santa Maria, antes da entrega dos novos veículos, o policiamento ostensivo da BM possuia apenas quatro viaturas para o patrulhamento da cidade, ganhou nove e agora passa a contar com treze unidades novas, totalmente equipadas com dispositivos de segurança e de comunicação de ponta. A outra viatura foi destinada para a Polícia Civil de Santa Maria.

Edson Goulart lembrou que as 30 viaturas entregues ontem são oriundas de aquisições realizadas no decorrer do ano passado, com recursos do Tesouro do Estado, sendo três decorrentes da Consulta Popular, uma através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) dentro do planejamento traçado para a execução do Programa Estruturante Cidadão Seguro. O programa tem como meta adquirir, até o ano que vem, dois mil veículos zero quilômetro.

No mesmo ato realizado em Santa Maria, a SSP entregou os demais veículos para as cidades de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Dilermando de Aguiar, Ivorá, Jarí, Júlio de Castilhos, Quevedos, Restinga Seca, Saldanha Marinho, Santa Maria, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins, Tupanciretã, Vila Nova do Sul e Itaara, perfazendo um investimento de R$ 1.1 milhão.

O ato de entrega das viaturas contou com a presença do Prefeito Cezar Schirmer falando em nome dos demais prefeitos das cidades contempladas pelo programa, o delegado Regional de Polícia Civil, Oscar Corrêa dos Santos Júnior, o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, coronel Sílvio Régis Rosa Machado, e o delegado da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) de Santa Maria, Domacir Corrêa. Hoje, outras cinco viaturas serão entregues para a BM da região de Santiago.

Programa - Durante o lançamento do Programa Estruturante Cidadão Seguro, na última quarta-feira, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius ressaltou que com ajuste das contas públicas, o déficit zero e o pagamento de todas as dívidas com fornecedores, “está retomada a confiança no governo do Estado. Por isso, estamos comprando mais viaturas e a preços mais baratos, isto é, estamos fazendo mais com menos”, completou Yeda Crusius.

Sílvio fez um levantam,en to técnico do que precisava. Pozzobom fez a gestão política para ajudar de maneira integrada para combater a crfiminalidade

Compartilhe nas redes sociais!
    Tags:
    • http://jobhim.blogspot.com/ Jorge André Irion Jobim

      Espero que os novos veículos não fiquem restritos ao centro da cidade e que possam ser utilizados para uma presença preventiva mais constante na periferia da cidade.
      http://jobhim.blogspot.com/

    • vilmar

      GOSTARIA DE VER ESTAS VIATURAS SENDO BEM UTILIZADAS, EM PATRULHAMENTO E A SERVIÇO DA COMUNIDADE, MAS NA MADRUGADA DE SÁBADO, MAIS PRECISAMENTE ÀS 5:45, CHEGUEI NA PARADA DE ÔNIBUS EXISTENTE NA AV. RIO BRANCO, ME DEPAREI COM UMA CENA UM TANTO INUSITADA, DOIS PM EM UMA VIATURA DESSAS NOVAS “AZARANDO” DUAS MENINAS QUE ESPERAVAM O ÔNIBUS SENTADAS À PORTA DE UMA LANCHERIA ALI EXISTENTE
      ” ISSO É UMA VERGONHA ” COMO DIRIA BÓRIS CAZZÓI.

    Poderá gostar também de:

    Dados desta matéria