O concurso público municipal realizado em 24 de agosto de 2008 será homologado nos próximos dias. A decisão foi tomada pelo prefeito Cezar Schirmer, na manhã de ontem, em reunião com o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) e os secretários de Educação, Pedro Aguirre, Finanças, Antônio Carlos Lemos, e Administração, Carlos Brasil Pippi Brisola.
Após a homologação, a ser realizada nas próximas duas semanas, os 328 candidatos selecionados podem ser chamados em até dois anos com possibilidade de prorrogação do concurso para mais dois. A pressão exercida pelo Sinprosm para a nomeação dos professores concursados beneficia também assistentes sociais, médicos, engenheiros, agentes administrativos, agentes de saúde, auxiliares de serviços gerais em escolas e merendeiras.
A decisão dos professores de procurar prefeito Cezar Schirmer surgiu da medida adotada pelo ex-prefeito Valdeci Oliveira no ano passado. Ele optou em não chamar os classificados devido a proximidade das eleições municipais e depois deixou a decisão para a nova administração municipal.
De acordo com os representantes do sindicato o prefeito garantiu a homologação do concurso, reiterando a proposta de campanha de tornar Santa Maria uma referência em Educação. “Assim que sair a homologação aguardamos que de imediato seja feita a nomeação dos concursados”, declarou um dos coordenadores do Sinprosm Antonio Lidio Zambon.