Mil doses da vacina para combater a febre amarela. Assim, São Sepé se prepara para combater a doença depois que 13 bugios foram encontrados mortos na área rural do município. Segundo a Secretaria de Saúde de São Sepé, cerca de 10 animais foram encontrados antes de completarem 8 horas de suas mortes e, portanto, em condições de serem coletados amostras para exame que confirmariam, ou não, a doença. As mil doses da vacina formam encaminhadas para o município pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Se confirmada a doença nos animais mortos, o município entra para a zona de risco da doença no Estado. Segundo funcionários da saúde, o resultado chega entre 15 a 20 dias depois de serem enviados para análise em laboratório especializado. A delegada de saúde da 4ª CRS ressaltou que pela quantidade de animais mortos encontrados, é como São Sepé já estive incluída na área de risco estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde.
A vacinação está sendo feita nos postos de saúde do centro da cidade, entre 7h e 17h. A Secretaria de Saúde está estudando ampliar os locais de vacinação utilizando outros 11 posto de saúde no município.
A 4ª CRS também enfatiza que a vacina tem um período de 10 dias para fazer efeito e, portanto, se alguém toma-la e se dirigir para áreas de risco, a imunização será ineficaz.
Desde outubro, quando foram encontrados os primeiros bugios mortos, foram notificadas mortes de 974 animais em 87 cidades do Rio Grande do Sul. Mas somente em 25 deles, os exames confirmaram a presença da doença. Entre humanos foram confirmados apenas cinco casos de febre amarela nop estado, sendo que apenas um destes pacientes sobreviveu.