A partir desta quinta-feira (17/10) o Ministério de Minas e Energia do governo Bolsonaro, terá uma mulher à frente da secretaria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Renata Beckert Isfer assume o cargo de secretária interina deste sistema.
Ela foi efetivada e já teve a publicação realizada na pasta do Ministério no Diário Oficial da União. A confirmação do cargo foi assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, o responsável pela Casa Civil.
Substituição
Renata Isfer irá assumir o cargo que era de Márcio Félix. O executivo acabou pedindo exoneração do cargo no final do último mês de agosto. Ele estava atuando na pasta de Minas e Energia desde o governo Dilma, quando assumiu o trabalho no mês de julho de 2016.
A Renata também já havia trabalhado na pasta, mas atuava como consultora jurídica. Sua atuação no ministério foi de 2016 a 2018, mas acabou sendo nomeada em janeiro como secretária adjunta de Petróleo e Gás.
Energia gerada por painéis solares pode não ter mais incentivos da Aneel.
Exonerações
Além da inclusão de Renata nesta pasta, o Ministério de Minas e Energia também resolveu fazer algumas outras mudanças, como a exoneração do secretário de Energia Elétrica, Ricardo Cyrino. O ato foi oficializado nesta quinta-feira, com publicação oficial no Diário Oficial da União.
Cyrino havia pedido para sair logo no começo deste mês de outubro.
As mudanças seguem neste que é um dos ministérios mais importantes do país, responsável por todo o amparo com o sistema de geração de energia.