Os crimes virtuais cresceram no Rio de Janeiro no período compreendido entre os meses de março e agosto. Em meio a quarentena, os crimes desse tipo aumentaram 273%, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Os dados indicam que os bandidos se aproveitaram do fato de muitas pessoas estarem em casa durante a pandemia para investir em novos golpes. Com o aumento das transações digitais durante a quarentena, as oportunidades aumentaram para os criminosos.
Pensando nisso, o governo do estado, inclusive, preparou uma cartilha com orientações e dicas de especialistas em segurança virtual. Os especialistas atuam na Secretaria de Polícia Civil e também no Procon, tendo bastante experiência com fraudes.
Golpes recorrentes
Alguns golpes se repetem e se tornam corriqueiros nesse aumento exponencial de crimes virtuais. Um deles é aquele focado no envio de mensagens por e-mail, SMS ou Wattsapp, que tem por fim furtar senhas de acesso dos usuários.
Os criminosos costumam usar o nome de bancos ou empresas privadas, dizendo que precisam confirmar informações ou atualizar dados. Assim, a vítima é redirecionada para uma conta falsa ou um instala um dispositivo espião no próprio celular.
Cartilha pode ajudar
Segundo Allan Turnowski, secretário da Polícia Civil, a cartilha é um marco na defesa da sociedade, pois serve como importante instrumento para proteger a população dos golpes envolvendo tecnologia.
Ele afirma, ainda, que muitos dos crimes que são cometidos no mundo virtual ainda não são conhecidos da população, o que acaba por formar vítimas mais fáceis.
Já Cássio Coelho, presidente do Procon, entende que a cartilha deve ser usada para prevenção. Com os cidadãos mais bem informados, diminuem as chances de os criminosos obterem sucesso em suas fraudes e golpes.
Ele disse ainda que a ideia e informar a população, sempre que um novo golpe surgir.
Prevenção é a chave
A quarentena diminuiu, mas ainda continua. Por isso, é sempre importante ficar atento aos sinais apresentados pelo telefone celular. Os golpes são variados, mas eles sempre buscam dinheiro.
Assim, tudo que envolva dinheiro deve ser visto com mais atenção.