A partir de hoje, 26 de agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal irá começar a pagar os valores das cotas do Fundo do PIS, para aqueles que não possuem conta no banco e que tenham mais de 60 anos.
Irão receber os valores do PIS cerca de 10,4 milhões de trabalhadores que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988, quando existia o fundo. Após este período as regras do PIS/Pasep foram atualizadas e o fundo deixou de existir.
A Caixa Econômica estima que o pagamento total do PIS poderá movimentar cerca de R$ 18,3 bilhões, alavancando a economia nestes últimos meses do ano.
Saques do PIS
Os saques começaram neste último dia 19 de agosto, mas era feito apenas para trabalhadores que tinha conta na Caixa Econômica. O pagamento desta semana é para quem não possui conta na Caixa, mas possui acima de sessenta anos.
O pagamento para os outros beneficiários será feito a partir do próximo dia 02 de setembro de 2019, próxima segunda-feira.
FGTS irá render mais que poupança em 2020.
O que é o fundo do PIS
Este fundo era uma modalidade diferente do abono salarial, onde hoje só tem direito trabalhadores que tinham carteira assinada na iniciativa privada entre os anos de 1971 e 1988. Mas quem já recebeu os valores em outras oportunidades proporcionadas pelo governo, não terá mais direito, pois o saque é feito apenas uma vez, zerando o saldo.
Ambos os fundos (PIS/PASEP) contam com 22,8 bilhões de reais em depósitos, mesmo após todos os últimos saques, isso porque muitos acabaram esquecendo ou desconhecendo que possuem o direito aos valores.
O Governo Federal liberou o pagamento deste fundo para todas as idades, algo que era somente permitido para trabalhadores que tivessem acima dos 60 anos.
Onde posso fazer o saque do PIS?
Os pagamentos poderão ser solicitados através das agências da Caixa Econômica, Lotéricas, Cartão do Cidadão, Correspondentes Caixa Aqui e também nos terminais de autoatendimento. É preciso estar munido do Cartão do Cidadão e também a senha pessoal.