11º Concurso Soberana do Samba e 4º Rei Passista estão com inscrições abertas e devem animar a folia santa-mariense no próximo dia 23
As escolas de samba de Santa Maria não vão desfilar, mas este carnaval vai ter realeza! É que já estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Concurso Soberana do Samba e para a 4ª do Rei Passista. O evento, que inicia às 21h do dia 23 de fevereiro, busca selecionar os melhores sambistas de todo o Rio Grande do Sul.
A festa será no Clube Comercial e, conforme a organizadora e realizadora do evento, Valéria Rios, terá a participação de bateria da escola Unidos do Itaimbé e homenagem a todas as coreógrafas do samba da cidade através da presença da Rainha e das Princesas do Carnaval de Santa Maria de 2016. O ingresso para o público será de R$ 10.
O concurso terá categorias mini, mirim, infantil, teen, juvenil e adulto, para mulheres, e juvenil e adulto, para os homens. “Os candidatos serão avaliados nos quesitos samba, desenvoltura e beleza com um minuto de samba ao vivo da bateria da Unidos sob o comando do Mestre Bica”, explicou Valéria Rios.
Após o concurso, o Mestre Bica comanda a festa com a bateria da Unidos do Itaimbé. O intérpretes das músicas carnavalescas serão Gustavo Figueiredo (o Lasca) e Evandro.
Diversidade
Além das categorias tradicionais, o evento receberá inscrições de candidatas para as categorias Trans e Plus Size. Conforme a organizadora do concurso, o objetivo é não se prender a estereótipos. “Incluímos essas categorias para valorizar todas as formas de beleza, mostrando que basta se amar, que não existe padrão, apenas amor pelo samba’, comentou Valéria.
Soberanas e passista prometem muitas emoções
A troca das coroas promete ser emocionante. Isso porque a Soberana adulta, Andressa Braga do Padro, 26 anos, está grávida de oito meses e vai sambar mesmo assim. “Vai ser especial e um grande desafio pelo tempo avançado da gravidez. Também vai ser o encerramento de uma história do amor ao carnaval porque com o filho vai mudar tudo. Vai ser uma despedida”, conta Andressa, que começou no samba em Ulha Negra e foi eleita por Bagé.
Não desistir dos sonhos foi o grande ensinamento que a Soberana Juvenil , Mileny Gomes, 17 anos, tirou da experiência. “Foi uma alegria enorme ter representado Cruz Alta e ter sido eleita soberana do Estado. Isso significou que devemos lutar e acreditar que somos capazes de alcançar aquilo que almejamos”, afirma Mileny.
Homem também samba
Ser Rei passista foi a oportunidade de Patrik representar a masculinidade no samba (Foto: Fabrício Lima / Divulgação / A Razão) Quem disse que o concurso de melhor samba é só para mulheres está muito enganado, que o diga o atual Rei Passista, Patrik Garcia Pereira, 23 anos, de Santa Maria. Para ele, receber a coroa significou a honra de representar o samba e o passista, além de ser uma oportunidade de os homens mostrarem seu samba.
“Ser passista pra mim é colocar toda a emoção no samba e representar minha masculinidade nesse ritmo popular brasileiro, através de sorrisos, gingado e muito samba no pé”, comenta Patrik, que representou a escola de samba Unidos do Itaimbé.
O Rei passista ainda deixa um recado para os homens que planejam se inscrever: “Queria aqui deixar um incentivo para os homens que gostam de dançar, que querem mostrar seu gingado e samba no pé: participem e aproveitem essa oportunidade, porque é uma fase maravilhosa”, diz Patrik.