Os cabelos escuros e cacheados ganharam generosa camada de creme, aos poucos o pente deslizava pelos fios nem longos, nem curtos. Vestida de acordo com a temperatura – fazia em torno de 21 graus – ela pegou a bolsa e saiu. A descrição seria considerada das mais comuns do universo feminino, não fosse o local em que ela aconteceu, na rua, em pleno centro de Santa Maria.
Bastava ter dado uma ‘paradinha’ na rua Venâncio Aires quase esquina com a Avenida Rio Branco, no início da tarde desta sexta-feira para assistir a esta e a outra cena mais impressionante que ocorreu em seguida. Sem a presença da mulher, de aparente meia idade, que ‘mora’ no local, funcionários das Secretarias de Assistência Social, Proteção Ambiental e setor de Fiscalização da Prefeitura, com apoio da Brigada Militar, retiraram os objetos da moradora de rua.
Mais de vinte sacos e sacolas com roupas, calçados, objetos de uso pessoal e material de reciclagem foram recolhidos e levados para Gare da Estação Férrea. O lixo depositado no lugar também foi retirado e a calçada varrida pelos servidores.
Conforme a Secretaria de Assistência, o material passou por uma seleção, o lixo foi colocado fora e os pertences da moradora embalados e guardados na sede da Secretaria. Esta não é a primeira vez que a Prefeitura tenta retirá-la do local. Segundo Assistência, outras duas tentativas foram frustradas.
Minutos antes da equipe da Prefeitura chegar, a ‘dona da casa’ – depois de arrumada – seguiu pela Galeria do Comércio. Ela falou com A Razão, disse que se chama Ivonete Rosa de Menezes, que nasceu em 29 de outubro de 1954 – não sabia dizer a idade – e que há anos mora no local. Sobre a moradia, ela afirmou que “não falta nada; só falta uma empregada, um cachorro e um telefone. É perigoso mas estou acostumada. Não gosto do albergue, não vou para abrigo nenhum.”
Ivonete diz não ter contato com a família, mas que a mãe a teria abandonado e a uma irmã quando pequena. Ela teria tido uma filha em 1986 e a teria entregue para adoção.
Depois dessas palavras, ela disse ter um compromisso e seguiu apressada em direção ao Calçadão Salvador Isaía.