Jair Bolsonaro está com sua comitiva há uma semana realizando viagens pelo mundo em busca de investimentos no país. E em uma de suas viagens o destino foi a Arábia Saudita, parceira de longa data dos Estados Unidos e que agora também fará parte dos principais investidores do país.
Segundo Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, a cifra de investimentos no país será de US$ 10 bilhões, que será feito através de um fundo público. O anúncio oficial acabou de acontecer após uma reunião com investidores e autoridades do país árabe.
Segundo Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, será criado um conselho de cooperação, entre os países e a iniciativa privada, que será responsável por definir onde este grande investimento será aplicado.
Um 2020 mais próspero
Onyx ainda informou que o conselho deve ser criado em no máximo três semanas, onde os investimentos já deverão ser inclusos no orçamento da União em 2020.
Entre os exemplos que o ministro deu sobre a aplicação do dinheiro, está o Ferrogrão, uma ferrovia com extensão de mil quilômetros, ligando o Pará ao Mato Grosso, que hoje está estimada em US$ 3 bilhões. Este é um dos desejos do governo para poder facilitar a escoação da produção de soja no centro oeste.
Guedes diz que Reforma Tributária deve ser aprovada ainda em 2019.
Revolução no governo
Segundo Onyx, nos últimos 10 anos não houve nada semelhante e esta modernização das ferrovias no país e também com relação a este montante em dinheiro investido. Este é um sinal claro que outros países de primeiro mundo estão totalmente confiantes no Brasil.
Além da Arábia Saudita, as viagens de Bolsonaro também foram de sucesso econômico na China e no Japão. Todos se demonstraram bem entusiasmados com as propostas e com o futuro de nossa economia.
Com estes investimentos, a tendência é que outros países também voltem seus olhos para o Brasil.
Fim dos vistos
Outro ponto que também acabou sendo discutido na reunião é a possibilidade do fim de vistos para brasileiros e sauditas em ambos os países. Há um estudo por trás disso que pode trazer benefícios para ambos. Mas não ficou confirmado que isso deve acontecer ainda em 2019.