Mesmo sem a liberação do acesso, veículos já utilizam a estrutura como acesso a São Martinho da Serra
A liberação do tráfego sobre o viaduto no km 0, no trecho da da ERS-516, no acesso a São Martinho da Serra está prevista para a próxima terça-feira (6), segundo informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), através de sua 4ª Superintendência, de Santa Maria. Entretanto, os veículos já estão trafegando no local.
O engenheiro da 4ª Superintendência do DAER Dalton de Freias Garcia falou que é necessário curar bem o pavimento para depois ele ser liberado e utilizado. “Muitas placas de sinalização e cavaletes, que estavam no local, foram retirados por imprudência dos motoristas”, falou. Ele acrescentou que o DAER vai até o local para recolocar toda a sinalização, além de fazer a limpeza do mesmo, antes de liberar.
O trecho estava interditado desde junho. A obra durou quase dois meses. Segundo Garcia saiu tudo dentro do previsto. “Não atrasamos com o cronograma de recuperação e estamos liberando até um pouco antes do prazo” completou.
A Superintendência de Obras de Arte do DAER vistoriou o local no inicio de junho e constatou a necessidade de realizar serviços de recuperação devido a buracos e rachaduras na estrutura da ponte. A equipe consertou a laje sobre a rede férrea do viaduto, reforçando a segurança da rodovia. Depois de liberado, os moradores poderão se locomover com segurança no trajeto. A solução encontrada ainda está sendo usar um desvio.
Início – Em junho, os vereadores formaram uma força-tarefa para dar resposta imediata à população que reclamava e viabilizar alternativas para este trecho, para que os moradores pudessem se locomover com segurança no trajeto.
Conforme relatos da comunidade, o tráfego de veículos e pedestres estava prejudicado. Uma comitiva de parlamentares visitou o local no dia sete de junho. A força-tarefa contou com o apoio de secretarias municipais de Santa Maria e representantes da prefeitura de São Martinho da Serra.
O grupo vistoriou as condições da ponte e discutiu possíveis soluções para o problema. Também estiveram presentes o presidente da Associação de Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU), Luis Fernando Maffini, o engenheiro do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) em Santa Maria, Dalton Garcia.