1° UFO Festival terá início nesta sexta-feira no Museu Internacional de Ufologia, em Itaara. Evento vai comemorar os 70 anos da Ufologia Moderna
Foi a intrigante queda de um balão meteorológico (ou seria uma nave alienígena?) na cidade de Roswell, nos Estados Unidos, que deu o estopim inicial da Ufologia Moderna. O incidente entrou para a história em razão da suposta que da queda de disco voador e captura de seres extraterrestres, em 1947. O caso já foi tema de filmes, pequisas, teorias e ainda segue envolto em mistérios que são lembrados por museus, pesquisadores e entusiastas da Ufologia Moderna, que completa este ano 70 anos.
É para comemorar a data e entrar no rol dos eventos ufológicos mundiais (os UFO Festivais) já tradicionais nos Estados Unidos, Europa e até no mundo árabe, que o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência promove o 1° UFO Festival neste mês.
A partir desta sexta-feira, dia 3, até 28 de fevereiro, entusiastas dos ETs e discos voadores e céticos poderão se aprofundar mais nas polêmicas envolvendo o assunto e chegar as suas próprias conclusões sobre a existência ou não de vida extraterrestre.
Conforme o diretor do Museu de Ufologia, Hernán Mostajo, o objetivo do 1º UFO Festival é despertar a curiosidade e as emoções sobre as questões envolvendo a existência de vida fora da Terra.
“Pela ciência, ainda não temos a resposta para isso, mas o que será apresentado no festival são os casos e relatos de pessoas diretamente envolvidas neles, como Jesse Marcel Júnior, filho do major Jesse Marcel que foi um dos primeiros a chegar ao cenário do incidente em Roswell, e o físico que estudou o caso Stanton Friedman, e também de casos brasileiros como o ET de Varginha, com o professor Ubirajara Rodrigues”, comenta Hernán Mosttajo, diretor do Museu de Ufologia.
Roteiro promete muitas emoções
Evento busca despertar emoções através de roteiro encenado e também coloca o Estado no rol dos eventos mundiais alusivos à data comemorativa como o ET de Varginha. Foto Museu de Ufologia / Divulgação Para aqueles que forem visitar o Museu, as histórias dos casos-chave da Ufologia Moderna serão contados de forma teatralizada, com música e luz de forma a envolver o visitante. “Não importa a idade, adaptamos a linguagem para cada tipo de público de forma que a experiência é sempre única”, explica Mosttajo.
Serão encenadas as histórias do caso Roswell, mas também casos brasileiros como o clássico ET de Varginha (1996) e a Operação Prato (1977), que ocorreu na região nordeste do Brasil e foi a primeira vez que a Força Aérea Brasileira (FAB) se envolveu com assuntos relacionados a Ufologia. “Esse caso foi o primeiro caso brasileiro com relatórios oficiais feitos pela FAB e este ano ele completa 40 anos”, lembra Mosttajo.
Para os corajosos e que desejam encarar frente a frente o fenômeno UFO, o evento “Uma Noite no Museu” é a oportunidade, pois é um visita guiada noturna somente com auxílio de lanternas. E para aqueles visitantes que apreciam histórias fantásticas de contatos imediatos a visita guiada “Abduções” será a oportunidade para conhecer e se impressionar com casos de gaúchos supostamente sequestrados por alienígenas – acervo inédito no Museu.
1° UFO Festival
De 3 a 28 de fevereiro
Ingressos: Adultos – R$ 20,00
Estudantes com carteirinha e crianças de 6 a 12 anos – R$ 10,00
Idosos (mais de 60 anos) e crianças menores de 6 anos – entrada gratuita
Programação
Sexta-feira (03/02) – 20h – Uma Noite no Museu*
Sábado (04/02) – 16h – Visita Guiada “Em busca dos ETS”
Domingo (05/02) – 16h – Visita Guiada “Em busca dos ETS”
Domingo (05/02) – 20h – Uma Noite no Museu*
Dias 11 e 12 de fevereiro – 16h – Visita Guiada “70 anos da Ufologia Moderna”
Dias 18 e 19 de fevereiro – 16h – Visita Guiada “Abduções”
Dias 25, 26 e 28 de fevereiro – 16h – Visita Guiada “Visitantes do Espaço”
*É necessário o agendamento do evento “Uma Noite no Museu” previamente pelo email [email protected] ou pelos telefones (55) 9-9179-0096 e (55) 9-8413-7257
Mais informações em www.museufo.org.br