A Justiça do Paraná determinou que todas as agências bancárias de Curitiba e Região Metropolitana devem ter o atendimento presencial ao público suspenso a partir desta quinta-feira (26/03), sob pena de multa de R$ 500 mil ao dia em caso de descumprimento.
Todas as agências dos bancos Santander, Itaú, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Safra estão com essa modalidade de atendimento suspensas.
Esta foi uma exigência do Sindicado dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financeiros e também de Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região. A petição ajuizada por estas organizações, exigia urgência para o fechamento das agências durante a pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2).
O pedido foi protocolado na 20ª Vara do Trabalho de Curitiba.
Virgin deve receber investimento de 215 milhões de Libras após crise do COVID-19
Trabalho home office
Todos os bancos citados também deverão impedir que trabalhadores vão até as agências, a não ser que seja para serviços considerados essenciais. Grande parte deve fazer o conhecido Home Office.
A Justiça também determinou que o pagamento dos salários e outras vantagens legais deverão ser mantidos de forma integral.
O juiz responsável por atender o pedido dos sindicatos informou que a proteção da saúde dos empregados de estabelecimentos bancários representa em última instância a proteção da saúde da própria sociedade, já que agindo assim não haverá o contato de milhares de trabalhadores com clientes e pessoas durante a locomoção e também no ambiente de trabalho.
“É preciso achatar a curva e isso só será possível com isolamento social”.
Já os sindicatos informaram que estão agido da melhor forma possível para proteger a vida e saúde dos trabalhadores e também da população. Primeiramente foi enviado um ofício ao Governo Estadual e então foi conseguido o decreto a partir dai.
Os bancos ainda estavam com algumas agências abertas e então foi necessário acionar a justiça, que por sua vez determinou o fechamento total sob pena de multa.