Mais da metade dos estados americanos estão vendo um aumento de novos casos Covid-19, com cinco estados (Montana, Novo México, Carolina do Norte, Tennessee e Vermont) relatando um salto de mais de 50% em uma semana.
EUA em apuros
Especialistas em saúde alertaram durante o fim de semana que os EUA poderiam ter um aumento nos casos e mortes por coronavírus nos próximos meses, somando aos mais de 7,7 milhões de casos e 214.764 mortes registradas.
Somente Maine, Texas e Washington estão relatando menos casos diários novos, em média, em relação à semana passada.
O número de novos casos está se mantendo estável em 16 estados: Alabama, Arkansas, Califórnia, Connecticut, Delaware, Geórgia, Havaí, Kansas, Louisiana, Maryland, Massachusetts, Nevada, New Hampshire, Nova York, Carolina do Sul e Wisconsin.
Em todos os outros lugares, 31 estados no total, novos casos subiram em comparação com a semana anterior.
Montana e 20 mil
Montana, um dos estados que relatou um aumento acentuado durante a semana, relatou 5.000 casos de coronavírus nos últimos 11 dias.
Este é um contraste incrível do início da pandemia, quando o estado levou quase cinco meses para registrar seus primeiros 5.000 casos.
O estado registrou seu primeiro caso de coronavírus em 13 de março e em 10 de agosto relatou ter 5.017 casos em todo o estado.
Depois, de 30 de setembro a 10 de outubro, Montana relatou 5.046 casos de coronavírus, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Especialistas em saúde pública alertaram que o outono e o inverno poderiam trazer uma explosão de novos casos de Covid-19, já que os americanos exercem menos cautela e passam mais tempo dentro de casa, onde há uma maior probabilidade de transmissão.
De acordo com um ex-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 20.000 mortes adicionais de Covid-19 até o final do mês são “inevitáveis”.