O voucher para creches particulares, que vem sendo conhecido como “vale creche”, voltou a ser citado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes nesta última semana. Segundo ele o governo pretende criar um sistema onde famílias mais pobres consigam matricular seus filhos em creches particulares, desde que seja em regiões onde a oferta pública não é suficiente para todos.
Guedes acredita que os recursos da educação estão muito direcionados apenas para o ensino superior, onde o ideal seria que a educação infantil tivesse em maior prioridade para preparar as crianças deste país.
A notícia surgiu em meio a um balanço do primeiro ano do governo Bolsonaro em uma coletiva de imprensa.
“Vem aí o voucher para creche para crianças. O maior impacto do investimento público é na educação, é na infância. Vem aí programas grandes de impacto lá embaixo”
Prefeitos e governadores com maior autonomia em 2020
Além de direcionar recursos para a criação do Vale Creche em 2020, Guedes também defendeu a PEC do Pacto Federativo, onde o governo quer desvincular e descentralizar o Orçamento da União, dando aos prefeitos e governadores a autonomia necessária para direcionar os recursos conforme as necessidades de sua região.
Aplicativo para emitir carteirinha digital do estudante em 2020 é lançada.
No modelo atual o orçamento acaba obedecendo ordens fixas a todos e isso acaba atrapalhando a autonomia de uma região. Guedes também falou que a PEC deverá liberar um montante de R$ 450 bilhões para os prefeitos e governadores nos próximos 8 anos.