Os bancos digitais e startups financeiras, conhecidas como fintech, estão a cada dia que passa revolucionando o mercado financeiro nacional e mundial. A última novidade trás ótimos benefícios para aqueles que necessitam fazer saque em dinheiro, mas não gostariam de pagar taxas altíssimas.
Um lugar para sacar dinheiro de maneira mais fácil e sem taxas abusivas, era uma das principais reclamações da população em geral.
E este pedido está prestes a ser atendido, isso porque com a nova tecnologia da startup Saxperto, locais como padarias, supermercados, lojas e outros estabelecimentos, deverão ser o caixa para aqueles que pretendem fazer o saque em dinheiro, substituindo a necessidade de ter que ir até um terminal eletrônico.
Além de um custo mais baixo por operação, o próprio comércio de beneficia da novidade. Não será preciso fazer grandes depósitos todos os dias, as vezes a quilômetros de distância, e a presença do consumidor no estabelecimento pode trazer novas vendas.
Cartões estão dispensados
Os clientes de Fintechs atreladas a esta novidade não irão precisar nem de cartão para fazer o saque. Tudo é feito através de um app para celular, que irá permitir a operação através de QR Code.
Maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, terá lucro recorde.
Saques mais práticos
O sistema terá um grande efeito em cidades do interior. Hoje muitos cidadãos de cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, precisam as vezes se locomover por dezenas de quilômetros para chegar no caixa eletrônico mais próximo.
Com a novidade já funcionando em alguns locais, toda essa tecnologia já foi capaz de fazer o movimento destas lojas crescerem cerca de 30%.
Solução prática e barata
Não há a necessidade de gastar com a instalação de um terminal e isso se reverte diretamente nas taxas. Além disso é um sistema muito mais seguro, tanto para o lojista que fica com pouco dinheiro em espécie do fim do dia, quanto para o cidadão que não precisa andar quilômetros só para fazer um saque.
Hoje o aplicativo do Saxperto já está integrado com o Nubank, Agibank, PagBank, Mercado Pago e PicPay.
No próprio app existe um mapa onde o cliente pode consultar quais são os estabelecimentos mais próximos que fazem parte do sistema e que estejam com dinheiro disponível para saque.
O preço da operação está em R$ 2,50 custo que normalmente está acima dos R$ 6 em terminais de “emergência”.
O proprietário se beneficia da taxa de remuneração do App e também da presença de mais clientes em seu estabelecimento, onde dependendo da publicidade e organização de produtos, o cliente pode sempre estar comprando algo, além de efetuar o saque.