Infelizmente este será um momento de demissões em massa e a necessidade de dar entrada no seguro-desemprego, fez com que as unidades do Trabalho, migrassem todo o seu atendimento para o âmbito online.
O atendimento presencial está suspenso até segunda ordem e opções como o seguro devem ser solicitados através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal de serviços do governo federal. Será exigido a apresentação normal dos documentos que seriam utilizados presencialmente.
Todo trabalhador formal tem de 7 a 120 dias corridos após a demissão para fazer a solicitação do benefício. A exceção está em relação as empregadas domésticas, que precisam fazer o requerimento entre 7 e 90 dias. A concessão é feita em média até 30 dias após a solicitação.
Emissão de nova carteira de identidade começa no Paraná.
Como solicitar o seguro desemprego online?
Através da internet você pode acessar o site do Emprega Brasil:
Então será necessário fazer o cadastro, onde serão solicitadas informações pessoais que só o trabalhador tem conhecimento. Caso já tenha o cadastro, basta fazer o login e a senha.
Acesse então no canto superior direito da tela os seus dados e clique na tela de serviços.
- Depois escolha a opção Seguro Desemprego;
- Acesse “Solicitar o Seguro Desemprego”;
- Insira o número do requerimento do Seguro Desemprego, que é um número de 10 dígitos, fornecido pelo empregador. Ele deve estar no canto superior do formulário de requerimento;
- Verifique todas as informações disponíveis e se tudo está de acordo com seus dados pessoais;
- Depois leia todas as regras para habilitar o seguro desemprego e confirme todas as informações;
- Se todos os dados estiverem corretos, clique na opção “Concluir”.
Depois será apresentada a informação “Solicitação de benefício realizada com sucesso”. Então é só aguardar a concessão do benefício.