Nesta manhã de segunda-feira (25/11) o Ministério da Educação (MEC), fez o anúncio oficial do lançamento do aplicativo para celulares Android e iOS da carteirinha estudantil digital. O MEC vem chamando este projeto de ID Estudantil e todo o aluno poderá emitir a carteira do estudante de forma gratuita.
Essa carteirinha garante aos alunos do país o direito ao benefício de meia entrada em shows, teatros, cinemas e diversos outros eventos culturais.
Com o seu lançamento o ministério informou que 57,9 milhões de estudantes deverão ser beneficiados, isso porque até então era necessário pagar para poder ter o direito a carteirinha.
Para conhecer mais detalhes da carteirinha e do aplicativo acesse:
Economia
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou que este programa irá garantir uma economia que pode chegar em até 2 bilhões de reais para a população de estudantes no Brasil.
Isso porque hoje a emissão da carteira estudantil funciona com base em uma lei de 2013, que prevê que as carteirinhas estudantis sejam emitidas por entidades nacionais como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e também da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Para fazer a emissão através destas entidades, o estudante é obrigado a pagar em média R$ 35 + o frete para o documento chegar até a casa do estudante.
As entidades não irão acabar e quem quiser continuar emitindo sua carteira de estudante paga, poderá fazer a solicitação através de seus sites oficiais.
Bolsonaro deve criar Carteira Digital para Alunos de todo o Brasil.
Coleta de dados
Todo o sistema do ministério da Educação está sendo reformulado através de uma medida provisória (MP) assinada em setembro. Agora as escolas privadas de educação básica deverão solicitar o CPF dos estudantes. Esse novo conjunto de mudanças está sendo chamado de Sistema Educacional Brasileiro (SEB).
Neste mês o MEC deu o prazo de 60 dias para que as instituições cumpram os requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que serão os responsáveis por emitirem os documentos certificados.
Todas as escolas e faculdades deverão cadastrar seus alunos matriculados no sistema online do governo.