A empresa Inloco (Recife, Pernambuco) desenvolveu um software de geolocalização que está sendo muito usado neste período de pandemia por coronavírus (Sars-Cov-2), onde é possível apontar o nível de isolamento de pessoas pelo Brasil.
É possível mapear o comportamento de um indivíduo através dos sinais de dispositivos de rede sem fio (Wi-Fi) que estejam conectados aos smartphones.
Diversas tecnologias vem sendo desenvolvidas pela empresa, onde algumas estão sendo doadas para o enfrentamento da doença causada pelo COVID-19. O primeiro local a adotar o sistema de geolocalização foi a cidade de Recife, berço da empresa.
Hoje ela já está presente em quase todos os estados.
Tire todas as suas dúvidas sobre o auxílio de R$ 1200 do Governo Federal!
Paraná com menos isolamento social
No Sul o Paraná é o estado com menor índice de isolamento, ou seja, mais gente está nas ruas. Em comparação com os outros dois estados, o Paraná estava neste dia primeiro de abril com 50,3% dos cidadãos em casa, enquanto o Rio Grande do Sul estava com 52,8% e Santa Catarina com 53,5%.
A média nacional é de 50%.
Os estados onde a população fica menos em casa segundo o software é Roraima com 44% e Tocantins com 45%. Já quem está se guardando mais e evitando sair de casa é a população do estado de Goiás com 56,1% e Pernambuco com 54,4%.
A média de precisão para avaliar os aparelhos é de três metros.
Como funciona a tecnologia?
Ela acaba sendo mais precisa que o próprio GPS. No GPS os aparelhos se comunicam com satélites, onde é possível calcular a posição de uma pessoa na terra com base nesta resposta. No caso da Inloco a tecnologia transmite informações dos aparelhos mais próximos de uma pessoa, se comunicando com antenas de Wi-Fi e bluetooth.
Então os sensores são analisados e uma impressão digital de um ambiente. Um indivíduo pode ser avaliado em estado de isolamento ou não, toda vez que o aparelho é desconectado do local, ou seja, de sua casa. É possível mostrar então quando ele sai de casa ou não.
Uma maneira que a tecnologia consegue identificar onde é a sua residência é com base no período noturno. O local onde seu aparelho fica mais tempo conectado é presumido que ali seja sua casa. Então é possível mapear o percentual de pessoas que estão ficando ou não em casa.