A Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a poliomielite começa hoje, segunda-feira dia 05 de outubro. Crianças de um ano e menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. A campanha vai até o dia 30 de outubro. A caderneta vacinal das crianças deve ser atualizada, nas Unidades Básicas de Saúde. A meta é que sejam atingidas até 95% do público-alvo.
A Vacina Oral Poliomielite (VOP) é para as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, que devem ser vacinadas e desde que, tenha recebido as três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) do esquema básico. A Campanha de Multivacinação é destinada para as crianças e adolescentes menores de 15 anos, que não foram imunizadas ou que estejam com a Caderneta de Vacinação incompleta.
Uma medida para melhorar as coberturas vacinais
A cobertura das vacinas está oscilando nos últimos anos e essa campanha está tentando melhorar isso. De acordo com os índices do Programa Nacional de Imunização (PNI), que foi atualizado até o último domingo, essa cobertura de vacinas está em 56,68% para as crianças. O normal é que ela fique entre 90% e 95%, para que seja garantida uma proteção contra as doenças.
Entre as doenças com uma alta letalidade está o sarampo, que tem o seu índice ideal de 95%, além de coqueluche, meningite e poliomielite. Entretanto, o baixo índice para essa imunização, já tem consequências que são graves. Os dados são do Ministério da Saúde. Eles mostram que, até o início de agosto, o Brasil já tinha 7,7 mil casos que eram confirmados de sarampo.
Em 2019, o nosso país, havia perdido o certificado de erradicação dessa doença. Para a Pediatra e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Isabela Ballalai, o motivo para essa baixa cobertura vacinal é a pandemia de COVID-19, que levou as pessoas a ficarem em um isolamento social e com isso não levaram os seus filhos para vacinarem. É uma situação que se repete no mundo todo.