“The Green Vic”, que contrata moradores de rua e oferece cerveja feita com restos de pão, se tornou o bar mais ético do mundo no distrito de Shoreditch, em Londres.
O pub ético
Inaugurado por um período inicial de três meses, seu fundador, Randy Rampersad, conseguiu fundos suficientes para comprar móveis de segunda mão, sabonetes feitos por cegos, rolos de papel higiênico reciclado e bebidas fornecidas por entidades sociais que doam para instituições de caridade. .
Ele lançou o projeto com a esperança de que o consumidor médio possa contribuir com instituições de caridade sem ter que mudar sua rotina diária. A barra dá trabalho aos desabrigados e deficientes. Os alimentos são todos de origem vegetal e evitam o desperdício pela reciclagem e compostagem.
“Cada bebida que você compra vai para uma instituição de caridade diferente”, disse Rampersad, de 35 anos, à Reuters. “O sabão nos banheiros, o papel higiênico, o uniforme da equipe, tudo isso ajuda os desabrigados ou devolve o dinheiro para instituições de caridade também”.
O menu de bebidas está ligado a mais de 40 instituições de caridade diferentes.
Por exemplo, uma cerveja artesanal Brewgooder, por £ 4,90 (US $ 6,14), é produzida por uma organização sem fins lucrativos que doa todo o seu dinheiro para projetos de água potável na África. Toast Ale, a 5,50 libras, é feito com pão fresco restante.
O Green Vic, que adotou o design industrial chique de muitos outros bares no leste de Londres, espera obter fundos suficientes para ter uma localização permanente.
Até agora tem sido bem sucedido em atrair clientes ansiosos para tentar uma abordagem alternativa, em um bairro de estudantes, artistas e turistas.
“Eu nunca fui a um pub ético antes e estava interessado em ver como era”, disse John Rampton, 49 anos.
“Parecia um bom lugar para ir.”
Fonte:Reuters Latin America