A vida é feita de amigos! Há anos, em excursão a Gramado por iniciativa do Névio Cancian e Cláudio Zappe, tivemos momentos especiais de convivência tanto no ônibus como na bonita cidade serrana. A realização do Amigo Secreto aproximou ainda mais os integrantes do grupo. Tive o privilégio de ter Vicente Paulo Bisogno como amigo secreto. Isso aconteceu há décadas, mas um fato recorda o acontecido diariamente.
Acontece que ele me deu de presente um bonito quadro de cerâmica com as palavras: “A vida é feita de amigos!! Ao chegar em casa, eu o coloquei na copa, onde tomo café todas as manhãs e leio essas palavras tão inspiradoras quanto verdadeiras. Às vezes, já no carro, preparando-me para ir à sessão de pilates ou ao escritório exercer a minha cinquentenária profissão de advogado, percebo que as palavras matinais ainda frequentam o meu coração e a minha memória. Às vezes até me advertem sobre o quanto não é fácil ter amigos autênticos, verdadeiros, leais, o quanto é desafiador ser amigo.
Aliás, ter lembra posse, mas ser nos leva a pensar em compromisso que decorre do amor, da amizade, do respeito à individualidade e diferenças individuais.
O inesquecível colega Professor Oriens Pupin, com quem partilhei vivências no Departamento de Ciências Administrativas da UFSM por muitos anos, costumava me dizer que não tínhamos o direito de perder amigos após os cinquenta anos…Ele tinha razão! Os jovens trocam de amigos com certa facilidade, sem aparentes grandes perdas. Os de cinquenta ou mais ficam muitas vezes na estrada da vida porque não conseguem substituir amizades originais que os mantinham rodando, nem conseguem muitas vezes estepes para o necessário andar…A solidão dos idosos talvez seja hoje um dos maiores desafios, quando os laços profissionais terminam ou escasseiam, quando a doença afeta o convívio social, quando eventos prazerosos de ontem são hoje apenas memória de bons momentos vividos.
A vida é feita de amigos! É preciso cultivá-los! Quem os perdeu não deixe de se reinventar, construindo novas pontes de acesso para trazê-los de volta. Delete as pessoas falsas, interesseiras, invejosas. impacientes. Não é fácil, mas é uma boa estratégia para não sofrer tanto e colher alegrias com os autênticos, os leais, os sinceros, os verdadeiros, os generosos, os pacientes amigos.
Hoje li de novo, no café da manhã, as palavras que tanto nos iluminam, neste tempo de tanto agressividade e deslealdades. Se você, caro leitor/querida leitora, não tem palavras assim para ler todas as manhãs, não fique triste. Escreva num papel: “A vida é feita de amigos!!” e as pendure num lugar à vista. Você verá como é bom iniciar o dia, sabendo que os nossos amigos são parte essencial na matéria-prima da nossa felicidade cotidiana!