O tão aguardado acordo comercial entre Pequim e Washington parece estar finalmente saindo da conversa. Na próxima semana o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, que é responsável pela equipe de negociações da China com os Estados Unidos, deve visitar o país americano e assinar um dos primeiros tratados comerciais.
Esta será a fase um do acordo segundo o Ministério do Comércio. A visita de Liu acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro (segunda e quarta-feira). A informação procedeu do próprio porta-voz, Gao Feng, responsável pelo ministério chinês.
Alguns detalhes ainda devem ser estudados nesta quinta, sexta, sábado e domingo, mas praticamente tudo já está no seu devido lugar e agrada a ambos os lados.
Brasil e Argentina são acusados de prejudicar agricultores dos Estados Unidos.
Promessa de Trump
No último dia de 2019, o presidente americano, Donald Trump, disse que a fase 1 do acordo comercial com os chineses deveria ser assinado no dia 15 de janeiro em uma reunião na White House. Trump ainda disse que o acordo deveria ser assinado com a presença do alto escalão da China, onde só então faria questão de ir até Pequim para dar continuidade nas negociações.
O que é a fase 1 do acordo comercial?
Essa fase 1 que será assinada na próxima semana, em geral visa reduzir tarifas e também ampliar as já existentes compras da China com relação a produtos manufaturados, agrícolas e também de energia dos Estados Unidos.
Há também algumas questões de propriedade intelectual e outras regras que devem ser apresentadas no texto oficial do acordo ainda não revelado.
Essa guerra comercial já se arrasta por cerca de um ano e meio. Elas são decorrentes, segundo os EUA, de práticas comerciais consideradas injustas, onde atinge a propriedade intelectual americana e também outros benefícios somente para empresas da China.
Com esse acordo Trump quer equilibrar as coisas.