Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS não encontram um minuto de folga. Os serviços presenciais das agências estiveram fechados desde março, quando a pandemia começou. Na volta, cada agência voltou ao seu tempo.
Depois disso, os peritos decidiram que não poderiam voltar ao trabalho, uma vez que o órgão não lhes dava segurança contra a Covid-19. Agora, para os moradores de Arapiraca, a situação fica ainda pior, com um incêndio que atingiu a agência da cidade.
O incêndio
Na noite dessa sexta-feira (9), um incêndio atingiu a unidade do INSS que fica localizada no Bairro Santa Edwiges, na cidade de Arapiraca. Uma equipe do Corpo e Bombeiros Militar de Alagoas foi acionada e conseguiu controlar as chamas no local.
Como o fato ocorreu durante a noite, nenhum funcionário estava presente na unidade no momento em que as chamas começaram. A origem do fogo ainda não foi esclarecida e uma investigação terá início.
Os danos
A unidade de Arapiraca ainda conta com diversos processos físicos e arquivos. Foi exatamente o local onde esses documentos ficam guardados que o fogo atingiu. Os danos ainda não foram levantados, mas parece ter sido grande.
Caso alguns documentos dos segurados tenham sido destruídos, será necessário que os processos sejam reiniciados, com os documentos levados mais uma vez até a agência.
Reabertura
O INSS ainda não se pronunciou sobre a reabertura das agências na próxima terça-feira. Como não se sabe se houve danos estruturais, será preciso aguardar um posicionamento oficial. Com o feriado na segunda-feira, no entanto, o órgão ganha tempo.
Para os segurados que tem algum agendamento previsto para a terça-feira, a dica é comparecer ao local. Externamente, os danos não parecem tão grandes. Além disso, considerando o momento em que vivemos, não vale a pena perder uma oportunidade.
Reagendamento
Caso não consiga atendimento na segunda-feira, o segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS e fazer o reagendamento do seu atendimento. Porém, é preciso atualizar o aplicativo para ter acesso à ferramenta.
A outra opção é entrar em contato com a central de atendimento 135.