Na manhã desta quinta-feira (23), o Ministério Público do Distrito Federal – MPDFT, deu andamento a Operação Alto Escalão. Com o auxílio da Polícia Civil e Militar do Distrito Federal, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos imóveis.
A operação visa angariar provas sobre supostos crimes de fraude ocorridos na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O período investigado pelo MPDFT é aquele em que Agnelo Queiroz (0T) era governador.
Operação Alto Escalão
A operação de hoje foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, um dos braços do Ministério Público nas investigações criminais.
A operação é um desdobramento da Operação Check-out, que prendeu o ex-Subsecretário de Atenção à Saúde do Distrito Federal, Daniel Veras de Melo, no ano passado.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em diversos endereços e, segundo se apurou, a residência de Agnelo Queiroz seria um dos alvos das investigações da Polícia e do Ministério Público.
Entenda o caso
Segundo o MPDFT, o governo Queiroz, entre os anos de 2011 e 2014, teria recebido o pagamento de propina em situações envolvendo leitos hospitalares. A empresa Hospimetal teria pago R$462 mil à funcionários, para obter benefícios ilegais.
Para formalizar a propina de modo a não ser verificada, o valor seria repassado por meio de contratos fictícios de publicidade. Para isso seriam usadas a Secretaria da Saúde e o Instituto Brasília para o Bem-Estar do Servidor Público – IBESP.
O Ministério Público chegou a Agnelo Queiroz por meio de acordos de delação premiada que foram firmados ainda durante a operação Check-out. A Operação que busca combater fraudes contra o sistema de saúde já está na terceira fase no Distrito Federal.
Não é a primeira vez
O mandato de Agnelo Queiroz como governador do Distrito Federal nunca foi calmo. AS denúncias sobre supostas irregularidades costumavam ser comuns, mas, ainda assim, ele conseguiu chegar ao fim do mandato.
Em 2017 ele chegou a passar oito dias preso, em investigações sobre suposto esquema de corrupção envolvendo a construção dos estádios da Copa do Mundo.