O Presidente Jair Bolsonaro e seus ministros, principalmente Paulo Guedes, costumam dizer que várias reformas virão em pouco tempo. O problema, no entanto, é que para conseguir tais reformas, Bolsonaro precisa da Câmara, e a interlocução não está boa.
Bolsonaro foi avisado por aliados que os palamentares que ocupam os cargos de líderes do governo na Câmara não estão sendo bem vistos. Por isso, alterar as lideranças seria uma forma de melhorar o entendimento com outros partidos, e conseguir as aprovações.
Dentre os projetos que estão em andamento está um denominado de Renda Brasil, que pretende se apropriar do programa Bolsa Família, para tentar fazer parecer que o auxílio social tivesse passado a existir apenas após o governo Bolsonaro.
Líder sob fritura
A pressão vem de todos os lados, mas principalmente pela ala considerada ideológica e mais radical do governo. Os parlamentares ainda não engoliram a derrota de 499 a sete na votação da emenda constitucional do FUNDEB.
Por isso, Major Vitor Hugo, líder do governo, começou a passar por um processo de fritura, algo que não é tão incomum assim no governo Bolsonaro.
Bolsonaro entende que a situação não está como queria, no entanto, não costuma fazer mudanças sob pressão. O mais provável é que espere a poeira baixar e, quando a pressão diminuir, fazer a alteração como se fosse a própria vontade e não como se cedesse.
Nessa quinta-feira (23), inclusive, Bolsonaro defendeu Vitor Hugo e disse que pressões havia também contra os ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Eduardo Pazuello, que apenas ocupa a vaga de Ministro da Saúde.
Próximos passos
Na base aliada do presidente é possível ver que muita gente se interessa pelo cargo de líder do governo na Câmara. O mais cotado é Ricardo Barros (PP-PR), que além de fazer parte do centrão, é mais experiente que Vitor Hugo.
A articulação do governo parece ter melhorado nos dias em que Bolsonaro esteve em quarentena em virtude da Covid-19 e não deu entrevistas. Pelo menos por ora, a relação entre o Congresso e o presidente parece boa.