Sem nome de doce o Android 10 chega ao mercado dos smartphones, tablets e outros dispositivos já a partir do próximo dia 03 de setembro de 2019. A próxima versão do sistema Google já foi confirmada por algumas fontes e deve ser a última novidade para este ano de 2019.
Os primeiros celulares a receber o sistema operacional do Google, deve ser a linha da “casa”, conhecida como Pixel, já que é um dos aparelhos fabricados pelo Google. O Android 10 deve abranger inclusive os modelos mais remotos de 2016.
A Motorola, Xiaomi, Huawei e Samsung devem permitir a atualização do Android logo após esta primeira remessa de “testes” nos aparelhos Google. Mas todas estas devem atualizar seus aparelhos ainda este ano, conforme o calendário de planejamento das marcas.
Conheça o Memoji, os emojis com sua cara.
Fim dos doces e sobremesas
Até hoje o sistema Google recebia uma nomenclatura referente a doces e sobremesas, como os últimos sistemas Android Oreo, Pie, Kit Kat e outros. Mas nesta versão a marca irá sofrer uma repaginação e agora passará a ter uma sequência numérica, onde irá se chamar Android 10.
Outra mudança está com relação a letra que normalmente deveria ser usada para dar sequência no nome do SO. Nesta versão a letra seria o “Q”, mas ela também foi abandonada pela marca.
Entre as novidades está a renovação da fonte tipográfica e também o famoso robozinho verde como logotipo, sem qualquer alteração como na época em que tinha nome de doce, quando a logo era feita de chocolate, marshmallow, etc.
Novos recursos do Android 10
As novidades entre os recursos está a disponibilidade do tão aguardado dark mode (modo escuro), onde será possível aplicar as cores preta e cinza a todos os menus do sistema, bem como a redução de luminosidade, fundamental para usar em ambientes com pouca luz e no período noturno.
Este sistema escuro ajuda os aparelhos a economizar bateria.
No Android 10 também será possível utilizar dois aplicativos simultaneamente, com a tela dividida através da função Bubbles de multitarefas.
O Android 10 irá ganhar legendas ao vivo sem a necessidade de conexão com internet, e também novas configurações de localização durante o uso de aplicativos fundamentais nos dia a dia.