Na madrugada deste dia 08/01 um avião com 176 pessoas cai e explode logo após a sua decolagem no Teerã. Não se sabe até o momento se há alguma ligação com os atentados dos últimos dias no país, até porque estavam abordo do Boeing 737 da Ukraine International Airlines 82 iranianos.
Mas até que os casos sejam esclarecidos e o clima de tensão diminua na região do Irã e Iraque, algumas companhias aéreas estão cancelando por tempo indeterminado seus voos para todos os aeroportos de ambos os países.
As primeiras a cancelarem as viagens foram as companhias alemã Lufthansa e francesa Air France. O comunicado oficial destas duas empresas ocorreu logo após o ataque do Irã às bases de Ain Al-Assad e Erbil, onde estão concentrados boa parte dos soldados americanos e iraquianos aliados.
Os porta-voz de ambas as empresas informaram que por conta dos ataques aéreos em curso, o cancelamento dos voos é uma medida de precaução. “Não está mais seguro voar sobre os espaços aéreos iraquiano e iraniano.
A Air France disse que todos os planos de voos são ajustados em tempo real, com base em voos de outras companhias, para garantir que todas as viagens sejam feitas com o máximo de segurança.
Irã captura petroleiro inglês e tensões aumentam no Golfo Pérsico.
Já a Lufthansa também está com seus voos suspensos para o Irã e Iraque e que outros voos também devem ser afetados pois haverá a necessidade de contornar as zonas aéreas do Irã e Iraque, deixando algumas viagens com maior tempo de duração.
Estados Unidos
Já a Agência Federal de Aviação Americana (FAA), ainda nesta terça-feira (07/01) já havia proibido que aviões com civis americanos sobrevoassem o Golfo e o Irã.