Logo pela manhã desta sexta-feira (24/05) uma notícia está chocando o mundo. A ministra do Reino Unido após seu fracasso na organização do Brexit anunciou a renúncia de seu cargo no país. O anúncio foi feito após a pressão do Partido Conservador e de outros envolvidos na condução do processo de retirada do país britânico da União Europeia.
Em seu anúncio oficial ela citou que tudo está mais claro e que para o melhor interesse do país o novo primeiro-ministro britânico deverá liderar o esforço da saída do Reino Unido da União Europeia. “Assim, anuncio que hoje vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador daqui a duas semanas, no dia 7 de junho…”
O anúncio vem após quase três anos no poder, onde todos os seus esforços em aprovar o acordo dela com a União Europeia sobre o Brexit no Parlamento Britânico, fracassou por três vezes desde que assumiu o cargo.
Ela cita:
“Eu fiz tudo que podia para convencer os deputados a apoiar este acordo. Tentei três vezes. Infelizmente, não consegui. Sempre será motivo de profundo pesar para mim que eu não tenha sido capaz de entregar o Brexit”
Em seu depoimento a ex-primeira Ministra chegou a chorar e falar com dificuldades pela emoção.
Renúncia
Theresa May havia prometido que iria deixar o governo assim que o acordo editado por ela com a União Europeia fosse aprovado. A renúncia ocorre após apresentar a última proposta aos deputados britânicos, no qual previa um segundo referendo no país.
Quando chegou na câmara, a proposta novamente fracassou, onde na quarta-feira (22/05) outra figura do Partido Conservador acabou pedindo renúncia, a líder da Câmara dos Comuns, Andrea Leadson.
Está mais que provado que as propostas atuais para a saída do Reino Unido não estão agradando, porém esta não será a última vez que iremos ouvir sobre Brexit.