A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por realizar o pagamento do auxílio emergencial de R$600 e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros. Os aplicativos utilizados pelo banco, entretanto, costumam apresentar problemas e uma fila sem solução.
Os primeiros problemas para aqueles que buscam o auxílio emergencial começam assim que se tenta acessar os Apps. O usuário é colocado desde logo em uma fila digital e deve esperar até que possa conseguir realizar o que deseja nos aplicativos. As vezes demora.
A fila não se limita ao aplicativo Caixa Tem, destinado ao auxilio emergência. Para quem tenta realizar os saques autorizados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a situação também não tem sido melhor. No app do FGTS também é preciso entrar na fila.
Fila virtual
Segundo especialistas, a existência da fila digital não é uma coisa nova, nem uma exclusividade dos aplicativos da Caixa. Quando da ocorrência de grandes eventos, como o Rock in Rio, por exemplo, já havia se verificado sua existência.
A ideia é que o servidor da empresa não seja sobrecarregado com a alta quantidade de acessos simultâneos. Enquanto aguarda para ser atendido, o usuário dá um respiro para os equipamentos da empresa, que funcionam a todo o vapor.
Como solucionar
Para solucionar um problema de demanda como este, somente se a Caixa passasse a investir em tecnologia e melhorasse os seus sistemas. A compra de outros servidores e a utilização de melhores serviços de armazenamento em nuvem seriam algumas soluções.
No caso da Caixa, entretanto, não há certeza sobre o que leva a existência das filas. Eventualmente, balancear a distribuição de cargas do parque tecnológico ou realizar outro ajuste nos equipamentos já seria adequado, mas não há como se ter certeza.
Outro problema para a Caixa é a duração da necessidade de investimento em tais equipamentos. Não há uma certeza sobre a duração a pandemia, nem o banco tem noção do que faria com todos os equipamentos comprados depois que tudo passasse.
Em nota, a Caixa disse estar trabalhando para melhorar seus serviços.