O aplicativo Caixa Tem, utilizado para a realização dos pagamentos do auxílio emergencial, está sendo alvo de potenciais ataques de hackers em uma ação organizada. Conforme o governo federal, há um grupo que está disparando mensagens de forma sistemática, repassando a falsa informação de que o app estaria com problemas de visualização do saldo.
Disparo de mensagens
Tudo indica que a ação visa desestabilizar a performance normal do aplicativo, visando comprometer de fato a exibição do saldo na tela e até mesmo levar a erros em pagamentos.
De acordo com oficiais de segurança cibernética do governo, softwares e robôs estariam disparando mensagens de forma automática para beneficiários do auxílio emergencial, informando acerca desse suposto erro na visualização do saldo.
Alerta do governo
O general Oliveira Freitas, assessor especial de segurança da informação no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), assinalou que os golpes dos hackers têm horários e datas certas. Dados do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo (CTIR Gov) indicam que a véspera do pagamento do auxílio emergencial é o principal momento, tendo em vista o registro de alto número de tentativas de fraude neste intervalo.
Ainda, o general afirmou que o governo evita divulgar dados muito específicos justamente para não estimular a prática. O fato é que o início do uso do aplicativo do Caixa Tem deu azo a um aumento considerável do número de ataques.
“Quando se detecta indício de crime informa-se à Polícia Federal, que toma as providências cabíveis”, acrescentou.
O CTIR Gov, ademais, alertou a população acerca da maior chance da ocorrência desse tipo de ataque virtual, tendo em vista a ampliação do auxílio emergencial. O órgão orienta acerca da importância de verificar se os aplicativos são baixados de fontes oficiais, evitando links enviados por canais como SMS e e-mail. Também é importante nunca fornecer dados pessoas nesses canais de comunicação não oficiais.
Além disso, a própria Caixa Econômica Federal buscou informar que não há nenhum tipo de falha na visualização do saldo do auxílio emergencial registrado em seu sistema. A instituição tenta tranquilizar os usuários acerca da estabilidade do app, que permanece funcionando adequadamente.