Jair Bolsonaro informou nas suas redes sociais que seu novo exame realizado para verificar se ainda estava contaminado com a Covid-19 deu negativo. Não que ele estivesse fazendo uma quarentena severa, mas após o resultado, ele sentiu-se livre para passear.
Aproveitando-se do momento para aparar rusgas criadas nos dias anteriores, Bolsonaro se dirigiu até a casa da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A deputada é uma das mais fervorosas bolsonaristas da Câmara e conhecida pelo apoio irrestrito ao líder.
Entenda o caso
Na semana passada houve a votação da Proposta de Emenda Constitucional que tratava do Fundeb. À grosso modo, tratava-se de uma norma que visava garantir recursos para a manutenção de escolas e da educação pública com qualidade.
Acontece que o governo, inicialmente, não queria a aprovação do projeto e trabalhava para que a PEC fosse derrubada.
Rodrigo Maia, o presidente da Câmara, por outro lado, trabalhou pela aprovação da PEC e o governo só percebeu a derrota muito próximo da votação. A liderança do governo, então, orientou seus deputados votarem a favor do projeto.
Bia Kicis e outros deputados mais radicais da ala bolsonarista não conseguiram engolir a orientação e votaram contra o projeto. Com o resultado de 499 a 7, Bolsonaro se viu na obrigação de destituir Bia Kicis do cargo de vice-líder do governo na Câmara.
Arestas aparadas
A deputada demonstrou deste logo que ficou chateada com a reação rápida do líder. A amargura veio, principalmente, do fato de ter ficado sabendo da decisão de do presidente em destituí-la pela imprensa, o que seria descabido.
Com a visita na manhã de hoje, entretanto, a deputada disse que o caso está completamente superado. Segundo ela, o presidente achou que ela agiu errado ao deixar de seguir a orientação do governo, mas que as arestas estão bem aparadas agora.
Segundo ela, ainda, o fato de o presidente ter ido até a sua residência teve um caráter simbólico e a faz acreditar que ele respeita a decisão dela, apesar de discordar. Nas palavras dela, a visita de Bolsonaro foi “um gesto de muita consideração”.